Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Ao comprar um imóvel particulares deviam exigir uma garantia

 

Ao comprar um imóvel particulares deviam exigir uma garantia

16 de abril de 2018

Na aquisição de um imóvel os particulares deviam exigir uma garantia que atestasse a qualidade do imóvel, tal como acontece actualmente com o certificado energético.

A área de peritagem da Structure Value está em expansão e têm sido cada vez mais abordados por investidores e particulares para a realização de peritagens, principalmente em Lisboa e no Porto. Segundo a empresa trata-se de uma “due diligence”, que é uma norma numa compra/investimento de elevado valor, e, por isso, para os investidores essa diligência não é desprezada, pois querem saber especificamente o que estão a adquirir: “não basta parecer também tem de ser”.

Martinho Magalhães, responsável da área de Peritagens da Structure Value, adverte que "a elaboração de um relatório de peritagem é essencial para identificar as diferentes patologias existentes no edificado, de forma a chegar a um diagnóstico da origem de todos os problemas encontrados durante a vistoria, de forma a apresentar soluções, através da escolha de métodos e técnicas de reparação mais adequadas, ou simplesmente confirmar a boa qualidade de construção do imóvel".

Segundo o especialista, por norma, as construções possuem defeitos de construção, que mais tarde ou mais cedo se tornarão visíveis, sobretudo devido à falta de manutenção no imóvel, noutros casos o defeito já está na origem. Nas cidades, o foco maior recai sobre os edifícios multifamiliares, uma vez que na falta de consenso entre os condóminos para a realização/não realização de obras de restauro/manutenção o edificado acaba por degradar-se mais rápido. Nas zonas periféricas são as moradias que carecem de maior atenção/preocupação do proprietário/comprador por diferentes razões/fins. 

É devido à importância deste tema que a Peritagem de Imóveis na Structure Value está em expansão, sendo que a maioria dos pedidos é para a confirmação do estado actual do imóvel e/ou elemento base para entrar em obra. São cada vez mais os pedidos para este tipo de actividade.

Martinho Magalhães, salienta que actualmente contam com a experiência comprovada na identificação de patologias, causas e apresentação de ações corretivas ou soluções para resolução do problema. "Somos reconhecidos no mercado pelas competências multidisciplinares e experiência nesta matéria, e é com esses argumentos que fazemos a diferença nos pareceres que emitimos”, conclui o responsável.