

A nova Casa Microsoft em Lisboa abre hoje as suas portas
A Microsoft abre hoje as portas à sua nova Casa em Lisboa. O novo edifício-sede reflecte agora a cultura implementada por Satya Nadella e as mudanças que se verificaram nos últimos anos, no que diz respeito à realidade do trabalho e ao próprio negócio da companhia.
A partir de amanhã, 4 de Junho, parte do piso térreo estará aberto ao público, num convite à população para conhecer o universo Microsoft.
O edifício instalado no Parque das Nações, foi inaugurado há sete anos mas a evolução do negócio e os ciclos de Transformação Digital exigiam uma nova arquitectura de espaço. Segundo um estudo interno, realizado através da sensorização e IoT (Internet of Things), revelou que apenas 38% das áreas do espaço anterior eram usadas activamente pelos colaboradores. A análise justificou assim a criação de novos espaços, de um aumento da área dedicada exclusivamente a clientes e parceiros e uma envolvência mais familiar, propícia à criatividade e colaboração.
O novo espaço tem agora mais de 500 workstations, 105 salas – todas equipadas com o sistema Microsoft Teams Room, com excepção das salas designadas de Phone Booths, pensadas para a realização de chamadas telefónicas. A nova Casa Microsoft mantém a política de hot seat e clean desk - ninguém tem lugar assinalado e não existem gabinetes pessoais - e apresenta diferentes tipologias de salas: Phone Booths, Focus Rooms, Conference Rooms, Scrum Rooms – para brainstorm e Design Thinking – e Multipurpose Rooms - adaptadas a servir múltiplos propósitos.
Escritório mais sustentável
O novo espaço desenhado pelo atelier Openbook, desenvolveu um projecto alinhado com os compromissos globais assumidos pela Microsoft Corporation, também o escritório de Lisboa está agora mais sustentável. A subsidiária portuguesa tinha consumos mensais médios de 3.000 talheres e 9.000 copos de plástico que foram reduzidos a zero; foram instalados mecanismos nas torneiras que permitem poupanças que rondam os ¾ de água face aos consumos anteriores; todo o edifício está equipado com luzes LED e sensores de movimento; o parque automóvel é já composto por 26 viaturas híbridas e foram instalados 8 postos de carregamento eléctrico.
Paula Panarra, Directora-Geral da Microsoft, afirma que “o futuro é hoje. Estamos há 30 anos a operar em Portugal, mas o negócio mudou e cresceu, portanto, o espaço tinha de acompanhar essa inovação. A nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações no planeta para atingir mais e acreditamos que este espaço, mais confortável e convidativo, vai ajudar colaboradores a libertar todo o seu potencial e vai desafiar clientes e parceiros para que juntos consigamos criar mais valor. Queremos que este espaço abrace o talento, cultive a produtividade, active a criatividade e estimule o crescimento. E, mesmo sendo tudo isso, é ainda um espaço que nos é familiar e onde nos sentimos quase tão confortáveis como se estivéssemos em nossa casa”.
O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, visitou hoje o renovado espaço, que abre portas a parceiros, clientes e comunidades para o evento “O Futuro é Hoje”.