A oferta e os preços dos terrenos rústicos em Portugal
O portal Idealista, no seguimento da recente alteração à lei dos solos, implementada pelo Governo, que permite a conversão de terrenos rústicos em lotes urbanos para construção de habitação a preços acessíveis, publicou uma análise detalhada sobre a oferta e os preços de terrenos rústicos em Portugal.
Desse estudo elaborado pelo Idealista importa reter alguns pontos que merecem destque:
Há 11.493 terrenos classificados como rústicos, dos quais cerca de um terço se concentra nos distritos de Faro (1.444), Porto (1.250) e Aveiro (1.017):
Distrito de Lisboa aparece em quarto lugar com 967 terrenos rústicos no mercado;
Ranking também é liderado pelos concelhos de Castelo Branco (435), Loulé (340), Santa Maria da Feira (290), Vila Nova de Gaia (257), Silves (203) e Sintra (201)
É nas ilhas portuguesas onde há menos oferta de solos rústicos para comprar – à excepção da ilha da Madeira, onde há 364, e da ilha de São Miguel, nos Açores (215).
Em Lisboa, o preço dos terrenos rústicos é de 1.500 euros/m², enquanto em Almodôvar e Mértola (Beja), é de apenas 0,7 euros/m², o mais baixo do país.
A análise inclui um gráfico sobre a oferta de terrenos rústicos à venda em Portugal e tabelas com a oferta e preço/m2 dos terrenos por municípios.