A importância e caracterização do pós venda no setor da construção civil
O serviço de garantia e pós-venda é essencial no setor da construção, desempenhando um papel crucial na satisfação do cliente. A sua relevância é tamanha que, quando executado de maneira eficaz, contribui para a fidelização do cliente e para a construção de uma reputação sólida da empresa de construção. Este serviço pode até tornar-se num fator distintivo, competitivo e decisivo para a conquista de novos projetos.
Para alcançar tais objetivos, é fundamental um acompanhamento contínuo do cliente em relação às reclamações reportadas, exigindo respostas rápidas e a presença constante na resolução dessas questões. Somente respostas rápidas e eficazes, por equipas profissionais, podem transformar esse departamento num ativo valioso para a empresa, em vez dum custo a ser evitado.
Com base na nossa experiência e convicção, acreditamos firmemente que o serviço de garantia e pós-venda vai além da simples resolução de problemas durante o período de garantia, seja por obrigação legal ou contratual. Este departamento é composto por uma equipa em quem o cliente final confia, sabendo que há profissionais qualificados prontos para oferecer soluções adequadas e em tempo útil, garantindo assim que o uso da edificação pelo cliente final seja uma das prioridades mais importantes.
Além disso, o departamento de garantia desempenha uma função interna relevante na empresa, assegurando a melhoria contínua dos departamentos e equipas envolvidas na construção dos projetos. Isso é feito por via da partilha do conhecimento adquirido a partir das experiências das nossas atividades e da análise das informações recolhidas ao longo do tempo. Este departamento também pode ter um papel fundamental na prevenção de problemas em futuros projetos da empresa, especialmente na correção de falhas de projeto (contribuindo para melhorias no design) e na resolução de problemas de execução, estas últimas sendo abordadas no âmbito da garantia de obra.
Neste sentido, e considerando que o cliente final está a tornar-se cada vez mais profissional e diversificado, e sempre a procurar garantir que os seus projetos sejam mais rentáveis a médio e longo prazo, estas premissas obrigam as empresas de construção a adaptarem-se e alinharem-se cada vez mais neste modelo de profissionalismo. Assim, é essencial reconhecer que o departamento de garantia é a equipa que encerra o ciclo de vida e de responsabilidade dos projetos de construção em relação ao cliente.
Diogo Conceição
Diretor de Garantia e Pós Venda, MAP Engenharia
*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico