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Opinião

Bruno Coelho, Professor de Marketing na ESAI e Co-CEO do Grupo Zome Pr1me

A importância do Marketing Imobiliário

4 de setembro de 2023

O Setor Imobiliário é extremamente competitivo, especialmente na fase de Mercado em que vivemos. Oiço muitas vezes que o Marketing já não é uma opção, que é uma necessidade, mas de facto não vejo isso na prática. Continua a haver muita confusão em torno da palavra “Marketing”. Especialmente no Mercado Imobiliário, é muitas vezes sinónimo de Publicidade e de Design, a uma empresa, um consultor ou um imóvel. Não lhe é dada a importância devida. O Marketing Imobiliário é, antes de tudo, um processo iterativo cujo único fim é a maximização do lucro. Vejam um exemplo de uns simples flyers promocionais. Mais do que como os fazer, o Marketing é processo que nos vai permitir planear, executar e medir se esses mesmos flyers estão a contribuir positivamente para o lucro do negócio. Porque se não estiverem é preferível não os fazer e usar o tempo e dinheiro noutro formato. Gosto de dizer muitas vezes que nenhuma estratégia de marketing vai ser executada a 100%, nós não conseguimos controlar o meio-ambiente, bem como nunca termina, visto que o processo implica a repetição interminável dos 3 passos: Planear, implementar e medir.

O Marketing Imobiliário, para além de possuir várias especificidades, permite-nos selecionar o nosso segmento, definir a forma como queremos ser percecionados por este público-alvo, o nosso posicionamento, e definir toda a estratégia de marketing que permitirá implementar e medir o sucesso da mesma.

Ao longo de um série de artigos sobre Marketing Imobiliário para Consultores Imobiliários exclusivo para o Diarioimobiliario.pt iremos abordar essas questões mas também aprender a adaptarmo-nos às diferentes fases de Mercado, como elaborar um funil de marketing, a selecionar e implementar as diversas formas de leads, a como trabalhar as ferramentas de marketing online, as redes socias e também como medir todas este esforço, de forma a analisar se de facto o impacto está a ser positivo, a tal maximização do lucro.

Deem uma hipótese ao Marketing Imobiliário e serão recompensados.

Bruno Coelho

Professor de Marketing na ESAI e Co-CEO do Grupo Zome Pr1me

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico