CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Agente de Viagens

41% das agências de viagens foram fundadas nos últimos 5 anos

26 de julho de 2024

De acordo com os dados do Insight View, estas empresas representam apenas 6% do total do volume de negócios. Lisboa, Faro e Porto representam 64% do total destas novas empresas.

A Iberinform da Crédito y Caución, nos últimos anos, as agências de viagens enfrentaram a mudança de hábitos de consumo associada à Internet, reinventando a sua contribuição de valor sobre os pilares da experiência de compra, rapidez e simplicidade de contratação, recomendações de clientes, aconselhamento especializado e custos mais baixos. A análise agregada das contas das 3.456 empresas do setor, elaboradas com a ferramenta Insight View, mostra como a pandemia implicou um ponto de viragem para todos os rácios de rentabilidade que apresentaram em 2020 e 2021 o pior desempenho da série histórica ligada aos confinamentos e à queda abrupta do turismo.

Distribuição geográfica

Lisboa é o principal centro de negócios deste sector, alojando 36% das empresas e representando 57% do volume total de negócios. Faro e Porto, cada um, contam com 14% das empresas, sendo que contribuem com 10% e 14% do volume total de negócios, respetivamente. Outras regiões em destaque são Setúbal, com 6% das empresas e 2% do volume total de negócios, e Madeira, com 5% das empresas e 4% do volume total de negócios. O restante território nacional abriga 25% das empresas, que correspondem a 14% do volume total de negócios.

Antiguidade das empresas

Segundo os dados do Insight View, cerca de 20% das empresas têm menos de um ano de existência. A proporção de empresas aumenta ligeiramente com o tempo de atividade, alcançando 21% para empresas com dois a cinco anos de existência e 29% para aquelas com seis a dez anos. As empresas com mais de 25 anos constituem apenas 9% do total. 

No que diz respeito ao volume de negócios, as empresas mais estabelecidas são as que contribuem mais para a faturação do setor, sendo que as com mais de 25 anos são responsáveis por 53% do volume de negócios.

Dimensão das empresas

A distribuição por dimensão das empresas mostra a atomização de um setor onde a presença das grandes e médias empresas é testemunhal: 86% são microempresas, percentagem que sobe para 99% se acrescentarmos também as pequenas empresas.
Em termos de volume de negócios, as microempresas contribuem com 16%, as pequenas empresas com 41% e as médias com 26%. As grandes empresas, embora quase inexistentes em número (<0%), dominam uma parte significativa da faturação, com 17% do volume total de negócios.

Risco de incumprimento

Cerca de 57% das empresas do setor apresentam um risco médio, representando 33% do volume total de negócios. Empresas com risco baixo constituem 39% e contribuem com 64% do volume total de negócios, indicando uma boa estabilidade financeira. O risco elevado é observado em 3% das empresas, enquanto o risco máximo é observado em apenas 1% das empresas.

Indicadores financeiros

As agências de viagens trabalham com uma elevada dependência de financiamento externo, que representa 76% do total das suas fontes de financiamento, e uma baixa qualidade da dívida, uma vez que 69% dos fundos emprestados vencem a curto prazo.