37,3 hectares da cidade de Portimão vão a hasta pública
A Câmara de Portimão vai colocar em hasta pública uma parcela de terreno municipal com 373.000 m2, localizada no Barranco do Rodrigo e destinada à construção de moradias, estando estipulado que o futuro comprador assumirá a responsabilidade de promover a urbanização/infraestruturação do espaço.
A licitação, conforme foi aprovado em sessão extraordinária da Assembleia Municipal da autarquia algarvia realizada a 7 de Agosto, tem um valor base próximo dos 11 milhões de euros, enquanto a quantia estimada para a referida infraestruturação ronda os 7 milhões de euros, a suportar integralmente pelo empreendedor imobiliário.
A proposta municipal foi aprovada pela Assembleia com os votos favoráveis dos eleitos pelo Partido Socialista (15), as abstenções de um deputado do BE e de outro do PAN, e os votos contra dos 5 deputados do PSD, 3 do Chega, 2 do movimento Portimão + Feliz, 1 do BE, 1 da CDU e 1 de uma deputada independente.
O terreno rústico em causa, para onde esteve previsto um projecto que incluía complexo desportivo, superfície comercial e área residencial, tem perto de 40 hectares. Nele a autarquia afirma que irá construir um grande parque urbano com 18 hectares, recorrendo para o efeito à verba a apurar com a hasta pública.
Ainda no mesmo local, será cedido à Universidade do Algarve (UAlg) um terreno destinado à criação do futuro Campus Universitário de Portimão, incluindo dormitório para alunos, cujo processo deverá ser candidatado a fundos comunitários pela instituição algarvia de ensino superior.
Na sequência desta estratégia municipal, fica sem efeito a superfície comercial há mais de uma década autorizada para a zona.