36 marcas do mobiliário e design de interiores portuguesas vão estar em Paris
Arranca hoje uma nova edição da Maison&Objet, um dos mais relevantes certames mundiais para os sectores do mobiliário e design de interiores, que irá contar com a presença de 36 marcas nacionais.
Até ao dia 11 de Setembro, todos os visitantes e profissionais poderão conhecer as últimas novidades do design “Made in Portugal” na capital do principal mercado de exportação das empresas portuguesas.
Após o cluster do mobiliário e afins ter superado em 2022 o seu melhor ano de sempre desde o início da pandemia, com um aumento de 8% face ao valor recorde de 2019, as exportações da fileira continuam numa trajetória crescente e, no 1º semestre deste ano, subiram 15% em termos homólogos, com um total de vendas que já supera os mil milhões de euros.
As empresas deste cluster têm visto os negócios aumentarem nos principais mercados, com França a crescer 11,90% nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022 – consolidando a posição de principal comprador dos produtos desta fileira, com uma quota de 33%.
Na visão de Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, que coordena a participação do contingente português, “as empresas nacionais são uma presença constante na Maison&Objet e estas sucessivas participações marcam a evolução positiva que o design e mobiliário português têm traçado, em especial na última década. Mais do que um país, Portugal é, hoje, uma marca no cenário internacional e o notável esforço das empresas nacionais resulta no atual reconhecimento pleno de valores como a qualidade, inovação e excelência que corporizam a nossa indústria”.
JEm aneiro, o certame parisiense contou com mais de 60 mil visitantes e Portugal inseriu-se entre os dez países mais bem representados, entre 144 nações que levaram até à capital de França acima de 2300 marcas.
A segunda edição de 2023 da Maison&Objet promete levar a Paris cores, extravagância e audácia, com a soma de dois novos espaços e 750 marcas a fazer a sua estreia, e marca o retomar da atividade intensa das empresas portuguesas nos principais palcos internacionais.
Após rumarem a França e, ainda no mês de setembro, será possível conhecer o melhor do design oriundo de Portugal nas feiras espanholas Intergift e Habitat València.