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Vendas consolidadas da Corticeira Amorim ultrapassam 500 milhões de euros mas caem 7,1%

31 de julho de 2024

As vendas consolidadas da Corticeira Amorim totalizaram, nos primeiros seis meses do ano, 500,7 milhões de euros (M€), um decréscimo de 7,1% face ao período homólogo de 2023.

“No primeiro semestre anunciámos um novo modelo organizativo, com a criação, em Janeiro de 2025, da Amorim Cork Solutions, que agregará três Unidades de Negócio (UN): Amorim Cork Flooring, Amorim Cork Composites e Amorim Cork Insulation. Acreditamos que esta nova UN conduzirá a uma gestão mais eficiente das operações “não rolha” e potenciará sinergias industriais, comercias e de suporte, decorrentes da partilha de meios e recursos, bem como a otimização da capacidade produtiva instalada e das tecnologias. O ano de 2024 fica marcado pelo aumento significativo do preço de consumo de cortiça, reflexo da subida dos preços na campanha de 2023, por condições de mercado desafiantes, com baixa visibilidade e pressão sobre os volumes, e pela reestruturação da Amorim Cork Flooring. Os nossos esforços concentram-se em reforçar a solidez financeira e proteger os níveis de rentabilidade, através do aumento da eficiência industrial, melhoria do mix e ganhos de quota de mercado”, refere António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim.

Todas as UN registaram uma redução das vendas decorrente, na generalidade, de menores níveis de actividade, excepto a Amorim Cork Composites, cujas vendas ascenderam a 60,0 M€, um crescimento de 3,2% face ao primeiro semestre de 2023. O contexto adverso do mercado, nomeadamente no que diz respeito à performance dos volumes, continuou a penalizar as vendas da Amorim Cork, que registaram um decréscimo de 7,1% face ao período homólogo do ano passado.

O EBITDA consolidado ascendeu a 94,4 M€, o que compara com 103,8 M€ no primeiro semestre de 2023, pressionado por maiores preços de consumo de matérias-primas cortiça e pelo efeito da desalavancagem operacional. Por seu lado, os menores custos de matérias-primas não cortiça, maiores eficiências industriais e melhorias do mix de produto possibilitaram compensar parcialmente estes efeitos, suportando a margem EBITDA consolidada nos 18,9% (1S2023: 19,2%). Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam, a Corticeira Amorim encerrou o primeiro semestre de 2024 com um resultado líquido de 36,5 M€, uma redução de 28,9% face ao período homólogo. Esta evolução reflete a inclusão de custos não-recorrentes (5,3 M€), bem como o aumento dos encargos financeiros em consequência do maior nível de endividamento. No final de junho, a dívida remunerada líquida ascendia a 237,5 M€. Apesar do acréscimo das necessidades de fundo de maneio (30,0 M€), do pagamento de dividendos (26,6 M€) e do aumento do investimento em ativo fixo (22,2 M€). foi possível reduzir a dívida líquida em 3,4 M€ face ao final de dezembro de 2023 (240,8 M€).

Alteração do modelo organizativo 

A Corticeira Amorim revela em comunicado, que o exigente contexto económico e a intensificação da concorrência têm impactado o mercado de pavimentos na Europa e, consequentemente, penalizado a actividade da Amorim Cork Flooring nos últimos anos. Face a esta situação e perante a inexistência de sinais de recuperação desta indústria, iniciou-se, em Maio deste ano, um processo de reestruturação desta UN que implicou o ajustamento da sua estrutura produtiva e de suporte à dimensão actual das vendas, de forma a reduzir as perdas operacionais e aumentar a eficiência pela optimização industrial. Este processo inclui ainda medidas de otimização comercial e consequente ajuste do modelo de distribuição, que prevê o encerramento ou otimização das empresas de distribuição próprias no exterior. 

Adicionalmente, a Corticeira Amorim concluiu que, na oferta de aplicações para diferentes sectores nos negócios “não rolha”, a partilha de meios e recursos, bem como a exploração da capacidade produtiva instalada e das tecnologias, trarão maior eficiência e eficácia às operações. Foram identificadas e consideradas sinergias industriais, comerciais e de suporte entre a Amorim Cork Flooring e outras UN que, em conjunto com as medidas acima indicadas, permitirão uma melhoria significativa do desempenho do negócio de flooring. Nesse sentido, a Corticeira Amorim irá desenvolver, nos próximos meses, uma nova organização, agregando as três UN Amorim Cork Flooring, Amorim Cork Composites e Amorim Cork Insulation, numa nova UN designada Amorim Cork Solutions. Esta nova UN potenciará o crescimento sustentável da Corticeira Amorim e as sinergias obtidas conduzirão a uma organização mais eficiente das operações “não rolha”, o que levará, a médio prazo, a um melhor desempenho, contribuindo para a diversificação do seu portefólio de aplicações. João Pedro Azevedo, actual CEO da Amorim Cork Composites, acumulará as funções de CEO da Amorim Cork Flooring e será o CEO da Amorim Cork Solutions a partir de Janeiro de 2025.