Universidade Europeia vai ter pólo no Oriente Green Campus
O grupo Europa Education, do qual faz parte a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM, é o primeiro ocupante do Oriente Green Campus, um edifício de escritórios do futuro, localizado junto ao Parque das Nações, detido por um fundo que representa a Orion Capital Managers e gerido pela Norfin SGOIC.
O contrato de 20 anos foi assinado no início de Abril. No total, a Universidade Europeia vai ocupar quase metade do Oriente Green Campus.
"Estamos muito satisfeitos por termos um estabelecimento de ensino, com dimensão internacional, como é o caso do grupo da Universidade Europeia. As necessidades do inquilino fizeram com que procedêssemos a alterações na infraestrutura, o que resulta em dois edifícios autónomos dentro do Oriente Green Campus", refere Henrique Rodrigues da Silva, COO do Grupo Norfin.
Gauthier Renaud, Partner da Orion Capital Managers, que representa o participante do Fundo Multiusos Oriente, proprietário do Oriente Green Campus, explica: "Estamos entusiasmados por receber o novo campus universitário da Europa Education no Oriente Green Campus. Esta parceria sublinha o compromisso em apoiar a excelência educacional através de um edifício sustentável e inovador. Este mandato inicial, que ocupará uma secção independente do edifício, marca um passo significativo em direção ao reposicionamento bem-sucedido do activo que, em breve, também acomodará inquilinos corporativos de primeira linha".
"Este novo campus é mais do que uma simples infraestrutura de última geração, moderna e vanguardista; é a materialização de um salto qualitativo no domínio da inovação, qualidade e dinamismo na experiência de ensino e aprendizagem que as instituições oferecem aos estudantes. O edifício traduzir-se-á numa peça essencial para impulsionar não apenas o projeto do Europa Education Portugal, mas também o desenvolvimento do ensino superior como um todo", afirma Carlos Bertrán, director geral do grupo em Portugal.
O grupo Europa Education é o maior grupo de ensino superior privado da Península Ibérica e detém a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM em Portugal. Conta, actualmente, com campus universitários em Lisboa e Porto.
Com previsão de conclusão de obras para o segundo trimestre de 2024, o Oriente Green Campus conta com uma área interior total de 42,100 m2 e ainda 19,700 m2 de zonas exteriores. Idealizado para estar na vanguarda da sustentabilidade (com certificações LEED Platinum e WELL Platinum), com a eficiência energética e o wellbeing no topo das suas prioridades, o edifício beneficiará de amenities inovadoras, exclusivas dos ocupantes corporativos, incluindo um food court, ginásio, auditório, parque para bicicletas, balneários, bem como um terraço como um café ao ar livre.
Entre as adaptações a que se procedeu, para que o edifício possa acomodar, quer empresas, quer a universidade, ambas as alas são independentes uma da outra, sendo que o campus universitário albergará um grande número de estudantes que transformarão os arredores do edifício, revigorando toda a atmosfera envolvente.
O projecto é gerido pela Norfin SGOIC e pertence ao fundo Multiusos Oriente - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, detido pelos participantes Orion V European 19 S.À.R.L e Orion V European 20 S.À.R.L que representam o fundo que representa a Orion Capital Managers.