CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem rawpixel.com - Freepik

União Europeia revê em alta crescimento da economia

13 de fevereiro de 2023

A Comissão Europeia reviu em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa para 1% este ano, esperando que depois de um início de ano mais fraco haja uma melhoria a partir do segundo trimestre, foi hoje divulgado.

Nas previsões económicas de inverno, publicadas hoje, Bruxelas prevê uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1% este ano, após uma expansão de 6,7% em 2022.

As perspectivas representam uma revisão em alta de 0,1 pontos percentuais (pp.) e de 0,3 pp. para 2022 e 2023, respectivamente, face ao relatório de Novembro. Contudo, para este ano, fixa-se abaixo da previsão do Governo, que espera uma expansão de 1,3%.

Uma boa notícia dada hoje por Bruxelas é também a revisão em alta do PIB de Espanha: 1,4% este ano; o mais elevado entre as grandes economias do euro e quatro décimos de ponto percentual mais elevado do que as projecções de Novembro. O facto da economia espanhola inverter o panorama de recessão é naturalmente bom para a economia portuguesa dada a forte relação e interdependência entre as duas economia

A União Europeia alerta, no entanto, que a inflação continuará alta no ano que vivemos e isso é, naturalmente, uma ameaça ao consumo e a todos aqueles que têm empréstimos à habitação a taxa variável. Embora as perspectivas da UE sejam de que os preços diminuam um pouco, continuarão a crescer fortemente: 5,6% este ano na zona euro, muito acima da meta de inflação do Banco Central Europeu, que, como sabemos, é de 2%. Com esse cenário é mais do que provável que o Banco Central Europeu continue a fazer ajustes em alta às taxas de juro de re