Vilamoura acolhe Conferência sobre Turismo Residencial do Algarve
A Conferência Turismo Residencial do Algarve, que tem lugar dia 23 de Novembro, em Vilamoura, é a primeira edição de uma nova iniciativa que analisa o sector do turismo residencial no Algarve e a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. O evento conta com a presença de André Jordan, figura de incontestável prestígio no sector, no Algarve e a nível nacional.
O evento é uma iniciativa do consultor de desenvolvimento turístico Andrew Coutts, CEO do ILM Tourism and Hospitality Real Estate Group Portugal, co-organizado pelo Dengun Digital Group, terá a duração de um dia e realizar-se-à no Anantara Vilamoura Algarve Resort na sexta-feira, dia 23 de Novembro.
O evento inclui um impressionante lista de palestrantes, todos especialistas em seus campos, incluindo André Jordan, do Grupo André Jordan; Scott Bennett, Vilamoura World; Pedro Fontainhas e Carlos Leal, Associação Portuguesa de Resorts (APR); Miguel Fernandes, Dengun; Júlio Delgado, Ombria Resort; Gerry Fagan, DDM; Ricardo Guimarães, Confidencial Imobiliário; Charles Weston Baker, consultor de desenvolvimento de resorts; Alexandra Gonçalves, directora regional da Cultura do Algarve; e Bruno Mendes, IAD Portugal.
Dez anos após o início da crise financeira global “e quase três anos na fase de recuperação e expansão do mercado, a conferência abordará os aspectos estratégicos do segmento do turismo residencial no contexto da economia do turismo algarvio, uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o destino e o ciclo económico inerente ao mercado” - refere a organização.
São muitos os temas que serão abordados na conferência, como: criar um destino turístico sustentável no Algarve; o efeito multiplicador do turismo no turismo residencial e no alojamento turístico; novos mercados e impulsionadores da procura; idosos, aposentados, millennials; novos investidores; novos canais de distribuição de vendas e players; novos resorts e conceitos de alojamento turístico, entre muitos outros.
“O que torna esta conferência diferente é que está muito focada no Algarve e, apesar de ter havido uma grande ebulição em termos de investimento e desenvolvimento gerados por Lisboa e pelo Porto, o Algarve mostrou uma resposta mais tímida em termos de investimento” - refere Andrew Coutts organizador da iniciativa.
O Algarve não só costa...
“Existem muitos locais no Algarve que têm uma permissão de planeamento que pode ser explorada e projectos que estavam em desenvolvimento há cerca de 15 anos, antes da crise, que nunca foram desenvolvidos ou precisam ser redesenhados, repensados e reenergizados para reflectir as mudanças e o mercado desde então”.
Coutts diz que, em termos do movimento de sustentabilidade, Portugal está “um pouco atrasado” e agora, apenas três anos após o final da crise, isso precisa ser explorado e discutido.
“O Algarve é uma região na qual a maior parte do desenvolvimento se situa ao longo da costa, mas existem algumas áreas impressionantes e inexploradas no interior que sofrem com a desertificação humana. Esperamos criar um dinamismo e um movimento para operadores, investidores e promotores imobiliários, e achamos que o optimismo actual e a atmosfera de bem-estar são propícios para um evento como este, no qual as partes interessadas podem reunir-se e discutir as questões e oportunidades existentes para algumas dessas áreas”, conclui.
Mais informações em: www.residentialtourismconference.com