Tourism International Academy e renovação do Campus do Estoril vão ser realidade
Está aberto o concurso público para a concepção, construção e exploração do hotel de aplicação da Tourism International Academy e da reabilitação, equipamento e exploração da residência de estudantes do novo campus do Estoril. As propostas devem ser apresentadas no prazo de 45 dias, até 6 de Setembro.
Considerado o mais ambicioso projecto nacional de formação em Turismo a nível nacional, a Tourism International Academy (T.I.A.) vai nascer no Estoril, com a requalificação do campus da Escola do Turismo de Portugal e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. O projecto prevê a criação de um hub internacional de formação, empreendedorismo, inovação e investigação para o Turismo, combinando as várias valências existentes no campus escolar do Estoril, nomeadamente, de formação técnico-profissional, ensino superior, laboratórios técnicos e auditórios.
As infraestruturas existentes terão um hotel de aplicação, que servirá o propósito da formação em contexto real de trabalho, proporcionando aos alunos uma experiência formativa o mais próximo possível da realidade do mercado.
O hotel ocupará uma área de 5.000 m2 e será constituído por cinco pisos, um estacionamento subterrâneo e um mínimo de 80 quartos. A concepção do projepto deverá considerar o facto de se tratar de um hotel de aplicação de uma Escola de Hotelaria e Turismo, prevendo a criação de espaços amplos e abertos, por forma a que os clientes possam observar de perto o funcionamento do hotel, de todos os trabalhadores, bem como dos alunos em formação nos vários serviços. O modelo de gestão será semelhante aos que vigoram nos hotéis de aplicação de Lisboa e do Porto, prevendo-se que o concessionário ministre formação aos alunos da escola, em condições reais de trabalho.
5.000 alunos
Através da reabilitação de um edifício com 2.500 m2, actualmente devoluto, será construída também uma residência para estudantes, com 80 quartos e capacidade para cerca de 150 estudantes. A residência destina-se ao alojamento dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e também da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como formadores oriundos de outras escolas e entidades que tenham acordo com o Turismo de Portugal.
Além das duas escolas em funcionamento (Escola do Turismo de Portugal e ESHTE), a T.I.A. irá integrar um espaço para incubação de empresas do sector, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), passando a integrar a Escola Internacional de Turismo no âmbito da Academia da Organização Mundial de Turismo (OMT), num projecto que deverá estar concluído até 2023, altura em que duplicará o número de alunos para 5.000.
O projecto representa um investimento global de 24 M€ - dos quais 40% são assumidos por privados – para um total de 21.000 m2 dedicados à formação de Turismo em Portugal, que cobre todas as áreas da formação, desde o ensino técnico profissional até programas de executivos.