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Turismo

 

 

 

Sete Municípios unidos para afirmar o Baixo Tâmega como destino Enoturístico obrigatório

7 de julho de 2021

Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Cabeceiras de Basto, Resende e Mondim de Basto juntos para promover o vinho verde e afirmar o Baixo Tâmega como destino enoturístico obrigatório.

Ao vinho verde, junta-se outros produtos endógenos de elevado valor, como as paisagens, a cultura e a história das gentes, elementos diferenciadores de uma estratégia turística alicerçada no potencial distintivo do território que visa estruturar toda a oferta.

Os operadores turísticos são os grandes motores do projecto. O objectivo passa por reforçar o trabalho em rede entre os operadores do roteiro enogastronómico Verde Sentido e estimular o cross-selling regional, criado na primeira edição.

A primeira edição deu um importante contributo na valorização dos produtos endógenos, apoiando no processo de certificação do Mel do Marão, Doces Conventuais de Amarante, Anho Assado com arroz de Forno, Fumeiro de Baião, Citrinos da Pala e Maçãs de Basto. Destacam-se, ainda a capacitação e sensibilização dos mais de 50 operadores e a criação de um roteiro enogastronómico denominado, Verde Sentido.

No âmbito deste projecto foi implementado o “City Break 2 Rios 2 Terras – “Stay to Walk” de Carolina Mendes e Sara Neto, um roteiro com um conjunto de experiências ligadas ao território que permitem ao visitante mergulhar a fundo no Baixo Tâmega.

BTinova 2.0 – Missão: Crescer e consolidar 

O BTinova 2.0 pretende consolidar o Roteiro Enogastronómico Verde Sentido, alargando-o a outros operadores turísticos, ao mesmo tempo que se reforça o trabalho em rede entre os operadores, através da capacitação e se estimula o cross-selling regional. O objectivo é envolver uma centena de operadores turísticos.

Valorizar os produtos endógenos continua a ser a palavra de ordem, não só através da certificação de outros produtos diferenciadores, como por exemplo as cavacas de Resende, mas também na sensibilização para a utilização e promoção de produtos identitários.

“Verde Sentido” vai apresentar candidatura ao prémio “The Best Of Wine Tourism Awards”

Afirmar-se como um destino complementar ao Porto e ao Douro, uma Great Wine Capitals consolidada é também uma ambição deste BTinova 2.0. Na sessão de apresentação esteve, presente Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto. Dando o exemplo do Porto, o autarca falou do potencial turístico de uma Great Wine Capitals. Neste âmbito o projecto está assim a preparar uma candidatura do roteiro enogastronómico “Verde Sentido” aos prémios “The Best Of Wine Tourism Awards”, promovido pela Rede de Capitais de Grande Vinhedos e prepara-se para organizar uma conferência “Great Wine Capitals”.