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Grupo Fosun vai abrir novos  resorts Club Med e renovar muitos dos existentes

25 de agosto de 2021

Tendo adquirido a rede de resorts Club Med em 2015, o Grupo chinês Fosun confrontou-se quase de imediato com a pandemia e com as suas desastrosas consequências para a indústria do Turismo.

Em 2019,  o grupo liderado pelo multimilionário Guo Guangchang, traçou algumas iniciativas-chave para o curto e médio prazos para o Club Med, a marca que inventou o sistema Tudo Incluído Família  em resorts prime.  Eram planos prudentes baseados na análise entretanto feita das carências do grupo hoteleiro: entre elas, estava a melhoria das ofertas de luxo e premium, reequilibrar a sua carteira global, aumentar as suas operações de esqui e melhorar a eficiência digital.

 

63 resorts em todo o mundo

 Passados dois anos os tempos são outros, mais esperançosos para o Turismo em geral, e, em particular, para o nicho de resorts.

O Club Med tem actualmente operações de venda e comercialização em mais de 40 países e regiões, opera 63 resorts em todo o mundo, a maioria dos quais na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África)

Para além dos 35 resorts na região EMEA (um dos quais um navio de cruzeiro) o grupo detém 12 resorts nas Américas e 16 na região da Ásia-Pacífico, sete dos quais se encontram na China. Nem todos os resorts do Club Med são propriedade sua, a maior (39) são funcionam em propriedades arrendadas e 10 são explorados sob contratos de gestão.

"No início de 2021, estabelecemos um plano para abrir 16 novos resorts até ao final de 2023, dos quais oito na China. Este plano está a ser implementado dentro do prazo", refere a Fosun em comunicado.

Segundo o mesmo: "Até 30 de Junho de 2024, 12 resorts serão totalmente renovados. Até lá, juntamente com as novas aberturas e renovações, parcialmente compensada pelo encerramento de estâncias de férias consideradas obsoletas, prevemos um aumento da capacidade anual em cerca de 26% em comparação com a de 2019".

 

Resultados Fosun

Durante os primeiros seis meses de 2021, o Fosun Tourism Group teve um prejuízo de cerca de 245 milhões de euros, à semelhança de quase todos os outros negócios de viagens e hospitalidade. O Club Med relatou uma queda de 64,2% no volume de negócios no período, para cerca de 180 milhões de euros. O poderoso grupo chinês, com importantes investimentos em Portugal, garante, no entanto, que estes resultados não irão condicionar a expansão e renovação do Club Med por todo o mundo.