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Turismo

 

Duas aldeias portuguesas entre as melhores do mundo para turismo rural

3 de dezembro de 2021

Cumeada, no concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz e à beira do Alqueva, e Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo são as duas aldeias portuguesas vencedoras do Prémio Best Tourism Village da Organização Mundial do Turismo. A distinção foi anunciada durante a 24.ª Assembleia Geral da OMT que decorre em Madrid.

É o primeiro ano que estes prémios são atribuídos, com o objectivo de distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial e, desta forma, contribuir para a valorização do território rural e comunidades locais através do turismo.

Com a atribuição destes prémios, a OMT, conforme refere o Turismo de Portugal, “pretende ainda contribuir para aumentar a visibilidade das aldeias e chamar a atenção para o potencial turístico destes territórios, por forma a atrair mais visitantes; promover as tradições e cultura das regiões, conferindo-lhes uma maior projecção e reconhecimento à escala internacional; incentivar o desenvolvimento das aldeias através de abordagens de sustentabilidade - económica, social e ambiental - que sejam transformadoras e em linha com os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas; e gerar redes entre as diversas aldeias a nível global”.

 

170 candidaturas

Nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, oriundas de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.

A validade do selo Best Tourism Village é de três anos, após os quais, a aldeia será novamente avaliada de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para lhe ser renovado o selo.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presente na cerimónia, “o turismo é, sem dúvida, uma alavanca para o desenvolvimento rural. A atribuição deste prémio é também uma validação da estratégia turística nacional que, desde 2017, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações com vista a construir o turismo do futuro, sustentável e inovador. E são estas boas práticas que queremos ver implementadas em larga escala, para que, cada vez mais, Portugal seja um destino que pode ser visitado ao longo de todo o ano, em todas as regiões”.