CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Cerca de 12% das empresas de alojamento turístico não facturaram no mês de Agosto

4 de setembro de 2020

Cerca de 12% das empresas de alojamento turístico não facturaram no mês de Agosto e para o mês de Setembro, cerca de 24% das empresas estimam uma taxa de ocupação máxima até 10%.

De acordo com o novo Inquérito AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, 17% das empresas perspectivam ocupação zero e 16% declaram a intenção de avançar para a insolvência.

Mais de 19% das empresas não conseguiu pagar salários em Agosto e 16% não vai conseguir manter os postos de trabalho até ao final do ano.

O inquérito revela ainda que apenas 29% das empresas recorreu aos novos mecanismos de apoio à manutenção dos postos de trabalho. Destes, 61% optaram pelo Apoio à Retoma Progressiva e 39% pelo Incentivo Extraordinário à Normalização da Actividade.

Quanto aos apoios financeiros, apenas 32% das empresas recorreram a financiamento ao longo da pandemia. 12% das empresas já recorreram ao reforço da linha de microcrédito do Turismo de Portugal e apenas 9% referiu ter recorrido à linha de crédito de 1000 milhões de euros aplicada às micro e pequenas empresas.

Na restauração e bebidas, 18% das empresas estimam uma quebra de facturação acima de 75% em Setembro em comparação com o mês homólogo e 34% não irá conseguir suportar os encargos habituais (pessoal, energia, fornecedores e outros). O inquérito indica ainda que mais de 38% das empresas declaram a intenção de avançar para a insolvência.

9% das empresas não conseguiram pagar salários em Agosto e mais de 24% não vai conseguir manter os postos de trabalho até ao final do ano. 58% das empresas recorreu aos novos mecanismos de apoio à manutenção dos postos de trabalho. Destes, 42% optaram pelo Apoio à Retoma Progressiva e 58% pelo Incentivo Extraordinário à Normalização da Actividade.

Relativamente aos Apoios Financeiros, 61% das empresas recorreram a financiamento ao longo da pandemia. Apenas 7% das empresas já recorreram ao reforço da linha de microcrédito do Turismo de Portugal e 22% referiu já ter recorrido à linha de crédito de 1000 milhões de euros aplicada às micro e pequenas empresas.

Os Inquéritos decorreram entre o dia 31 de Agosto e o dia 3 de Setembro de 2020.