
Imagem de pch.vector em Freepik
Taxa de inflação da zona euro abranda para 1,9% em Maio
A taxa de inflação homóloga da zona euro deverá ter abrandado para os 1,9% em Maio, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.
De acordo com o serviço estatístico europeu, o indicador deverá abrandar na média dos países da moeda única para os 1,9%, comparando-se com os 2,2% de Abril e os 2,6% de Maio de 2024, e é a menor desde Setembro de 2024 (1,7%).
Analisando as principais componentes da inflação homóloga da zona euro, o Eurostat antecipa que os produtos alimentares, o álcool e o tabaco apresentem a taxa anual mais elevada em Maio (3,3%, em comparação com 3,0% em Abril), seguidos dos serviços (3,2%, face a 4,0% em Abril), dos produtos industriais não energéticos (0,6%, estável) e da energia (-3,6%, estável).
A inflação subjacente, que exclui os elementos mais voláteis como álcool e produtos alimentares, é estimada em 2,3% em Maio, abaixo dos 2,7% em Abril e dos 2,9% em Maio de 2024.
A Estónia deverá apresentar a maior taxa de inflação anual em Maio (4,6%), seguida da Croácia e Eslováquia (4,3% cada) e da Letónia (3,7%), medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC).
As menores taxas são estimadas em Chipre (0,4%), França (0,6%) e Irlanda.
Em Portugal, a taxa de inflação anual, medida pelo IHPC, situou-se nos 1,7%, abaixo dos 2,1% de Abril e dos 3,8% do mês homólogo.
O abrandamento verificado da inflação apoia a possibilidade desta semana, em 05 e 06 de junho, em Frankfurt, o Banco Central Europeu (BCE) decidir uma nova descida da taxa diretora, de 0,25 pontos para 2%.
Lusa/DI