CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

centrais fotovoltaicas

SmartPV é um projecto inovador em centrais fotovoltaicas

4 de junho de 2024

O consórcio constituído pela dstsolar, empresa do dstgroup, pelo IEP, Inesc-tec e o INL, concluiu o projecto de inovação "SmartPV" cujo objectivo é o desenvolvimento de uma plataforma que permita optimizar a rentabilidade de centrais fotovoltaicas, através de processos inteligentes de operação e de manutenção, baseados em monitorização contínua.

O SmartPV permite detectar problemas na exploração dos ativos fotovoltaicos, evitando períodos longos de exploração abaixo do seu potencial. A utilização de algoritmos baseados em Inteligência Artificial permite otimizar os processos de Operação, Manutenção Preventiva e Assistência Técnica, particularmente em centrais de grande porte.

O objectivo da dstsolar, bem como de todo o consórcio, foi o de criar uma solução para a gestão de parques solares, com funções preditivas, antecipando a falha e contribuindo para uma manutenção pró-ativa mais eficiente e eficaz.

"O SmartPV representa um marco significativo no nosso percurso de inovação, contribuindo com soluções tecnologicamente avançadas para otimizar a eficiência e a rentabilidade de ativos fotovoltaicos. A plataforma de gestão permite aumentar a eficiência das actividades de operação e a manutenção, bem como antecipar potenciais falhas. Esta solução potencia uma gestão proativa dos parques solares, sendo uma ferramenta crucial num cenário de crescimento exponencial da energia solar", afirma Raúl Cunha, director geral da dstsolar.

O caracter inovador desta proposta reflete o comprometimento do consórcio em desenvolver soluções avançadas para a operação e para a manutenção de ativos fotovoltaicos, numa altura em que a produção de energia solar tem aumentado exponencialmente, com tendência para a construção de centrais fotovoltaicas cada vez maiores.

O projeto SmartPV deu origem à contratação de sete novos recursos humanos em investigação e desenvolvimento, quatro protótipos laboratoriais, dez acções de divulgação e quatro publicações científicas internacionais.