Seixal requalifica passeio ribeirinho e núcleo urbano antigo de Arrentela
Já arrancou a obra de empreitada de reformulação do passeio ribeirinho de Arrentela e de requalificação dos espaços exteriores do núcleo urbano antigo daquele lugar tão típico e identificativo do concelho do Seixal. A obra, recorde-se, foi adjudicada pelo município pelo preço de 2 377 441,82 euros, com um prazo de execução de 730 dias. No próximo dia 4 de novembro (sábado), pelas 18 horas, a Sociedade Filarmónica União Arrentelense recebe uma sessão do Fórum Seixal +, aberta à população, onde o executivo da câmara municipal irá explicar as linhas gerais do projecto e procurar responder a eventuais questões levantadas pela população.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva (CDU), «esta é uma intervenção estruturante para a vida da população, tendo o projecto sido apresentado e debatido com os moradores em Setembro do ano passado, sendo que as propostas apresentadas pelos moradores foram incluídas no projecto, pelo que vamos agora apresentar o mesmo incorporando as propostas da população. Pretendemos melhorar a funcionalidade do espaço e o ambiente urbano, através da requalificação das ruas, praças, largos e escadarias, assim como a reformulação das redes de infraestruturas subterrâneas e aéreas».
A reformulação do passeio ribeirinho inclui a criação de atravessamentos em condições de segurança, áreas de estadia e fruição próximas do plano de água e, ainda, um espaço verde relvado e arborizado de enquadramento e criação de conforto bioclimático. É ainda construída uma zona de estacionamento. Pretende-se, simultaneamente, criar as condições necessárias para a recuperação e revitalização do núcleo antigo de Arrentela, estimulando a ocupação de imóveis actualmente degradados ou não ocupados e a fixação de população em habitação, comércio ou serviços.