Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Seixal: moradores do “Bairro da Jamaica” foram todos realojados

Seixal Baía - vista aérea - Foto CMS

Seixal: moradores do “Bairro da Jamaica” foram todos realojados

7 de fevereiro de 2024

O Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva (CDU) e a Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, vão estar hoje pelas 11.30 horas em Vale de Chícharos para assinalar o fim da última etapa dos realojamentos do famoso, pelas piores razões, do Bairro da Jamaica, naquele município da margem sul do Tejo. Fica assim concluído um processo que se iniciou em 2017 e que permitiu o realojamento de 243 famílias num total de cerca de 800 pessoas.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, refere que "chegaram ao fim os realojamentos em Vale de Chícharos, o que permitiu resolver a situação destas famílias, proporcionando-lhes melhores condições de vida. Tratou-se de um processo exemplar e único no País, em que as famílias foram inseridas na malha urbana do concelho, promovendo a coesão social".


Antes...


e depois!


Importa referir que o realojamento das famílias foi objecto de um acordo celebrado entre a Câmara Municipal do Seixal, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e a Secretaria de Estado para a Habitação, a 22 de dDezembro de 2017, tendo a Câmara adquirido e reabilitado imóveis para concretizar o realojamento das famílias recenseadas e pôr fim à situação em que viviam.

Chega assim ao fim “um longo capítulo da história do bairro de Vale de Chícharos, conhecido como «Bairro da Jamaica», localizado no Fogueteiro, freguesia de Amora, que surgiu nos anos 80, após a falência da empresa construtora. No início da década de 90, estas edificações foram sendo ocupadas progressivamente por famílias, na sua grande maioria com origem em países africanos de língua oficial portuguesa. Desta forma, o bairro de Vale de Chícharos foi evoluindo num processo de adaptações sucessivas em auto-construção, até obter um grau de ocupação humana na totalidade do edificado.


Projecto em execução para a zona.


Na zona circundante a Vale de Chícharos nasceu um novo espaço verde, com 6826 metros quadrados. O projecto para este espaço incluiu a instalação de um polidesportivo e um parque infantil. Brevemente irá inicia-se a construção de uma creche. A oferta de estacionamento na zona irá ser aumentada, com a criação de uma bolsa de estacionamento, com capacidade para 80 veículos.

PUB
MAP2025AYH
PUB
PUB
MAP2025NewsletterAYH
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025