Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Santarém adquire imóvel para habitação acessível e parque de estacionamento gratuito

Foto de Tiago Miranda de Valongo - Wikipedia

Santarém adquire imóvel para habitação acessível e parque de estacionamento gratuito

9 de julho de 2025

A Câmara de Santarém adquiriu um imóvel por 740 mil euros junto à estação ferroviária da cidade, com o objectivo de criar habitação acessível para jovens e um novo parque de estacionamento gratuito, anunciou hoje o presidente.

Numa publicação nas redes sociais, João Leite (PSD) refere que o imóvel, com cerca de dois hectares, permitirá a criação de aproximadamente 100 lugares de estacionamento na primeira fase, podendo atingir os 250 lugares.

Parte do espaço será também reabilitado para habitação acessível, com financiamento assegurado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), acrescentou o autarca.

A medida surge na sequência do aumento de 87% de passageiros do comboio Intercidades em Santarém, após a implementação do “Passe Verde”, que permite deslocações ferroviárias por 20 euros mensais.

Segundo o autarca, o crescimento da procura levou à necessidade de reforçar a oferta de estacionamento junto à estação e de promover soluções habitacionais para jovens.

“Desde Janeiro de 2025 que iniciámos contactos com privados e com a Infraestruturas de Portugal para encontrar soluções para o aumento da procura. Este imóvel permite-nos responder a duas necessidades: estacionamento e habitação acessível”, afirmou João Leite na reunião de Câmara realizada na segunda-feira, sublinhando ainda que o contrato de compra e venda já foi celebrado e que o município poderá utilizar o imóvel antes da escritura, prevista para Janeiro de 2026.

O presidente destacou ainda que o projecto será alvo de uma adenda contratual, a apresentar na próxima reunião de Câmara, que permitirá ao próximo executivo decidir entre a aquisição total do imóvel através de investimento financeiro directo ou a manutenção de uma parte da aquisição por permuta.

A proposta foi aprovada em reunião de Câmara, apesar de críticas da oposição.

Apesar das divergências, o presidente garantiu que representa “um passo firme para a regeneração da Ribeira de Santarém, para a fixação de jovens e para a mobilidade sustentável”.

Lusa/DI


Estação ferroviária de Santarém - Foto de tjabeljan em Wikipedia