Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Reabilitar a Serra da Estrela: “Estrada Verde” vai ligar concelhos de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira

Foto CM de Gouveia

Reabilitar a Serra da Estrela: “Estrada Verde” vai ligar concelhos de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira

11 de maio de 2023

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse ontem que a elaboração do projecto de uma «estrada verde» de ligação de três municípios do Parque Natural da Serra da Estrela é «determinante para revitalizar o território».

No âmbito do acordo, os três municípios estabeleceram o contrato que vai permitir a requalificação e pavimentação de um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas.

«Estamos a começar o projecto pelas fundações, porque o projecto tem de dar a prova de que é exequível no tempo. E este é o tempo. Também estou de acordo com os nossos autarcas. Se não fizermos agora este projecto, não teremos mais condições para o fazer, até porque não podemos ignorar que este projecto surge no âmbito de outro trabalho que também estamos a fazer, que é o Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)», afirmou.

«Este projecto é absolutamente determinante para revitalizar, também, o PNSE, e para ter vida na Serra da Estrela», salientou. Segundo a Ministra, as calamidades, como é o caso dos incêndios, são originadas «pelo abandono» dos territórios.

Através deste contrato de parceria, os três municípios unem esforços para a execução do projecto e da obra, para a qual está previsto um custo de vários milhões de euros e que será candidatada a financiamento europeu.

A futura via terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros e a pretensão é que o caminho tenha alguma dimensão, permitindo que se cruzem duas viaturas automóveis.

A nova via facilitará a acessibilidade ao maciço central da Serra da Estrela ao nível turístico, bem como no combate aos incêndios.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025