Promotora imobiliária Mexto é a anfitriã oficial da abertura da ARCOlisboa
A Mexto Property Investment é a anfitriã oficial da abertura da ARCOlisboa, feira de arte contemporânea internacional, que se realiza entre os dias 25 e 28 de Maio, na Cordoaria Nacional.
A ARCOlisboa é produzida pela IFEMA Madrid e pela Câmara Municipal de Lisboa, que marca o reencontro da arte contemporânea nacional e internacional na capital portuguesa. Durante quatro dias, Lisboa será novamente um dos centros artísticos e culturais mais atrativos da Europa, com a participação de galerias, artistas, colecionadores, curadores e outros profissionais, para além da representação e envolvimento de instituições culturais, museus e projetos artísticos.
A promotora imobiliária refere em comunicado que está focada na excelência e especializada em reabilitação residencial de luxo, em que a arte representa também uma inspiração na sua actividade, por esse motivo patrocina, pelo segundo ano consecutivo, o momento de abertura da ARCOlisboa, sendo a anfitriã oficial da feira. A Mexto Property Investment estará presente na entrada principal no dia 25 de Maio, como anfitriã, e marcará também presença, nos restantes dias, com um stand onde dará a conhecer o seu portefólio actual e apresentará um preview dos projectos futuros.
Na sua sexta edição, a Cordoaria Nacional irá acolher os conteúdos artísticos das galerias selecionadas pela Comissão Organizadora e pelas equipas de curadores das diferentes secções. Com a participação de 70 galerias provenientes de 14 países. O eixo principal da feira, o Programa Geral, será constituído por galerias nacionais e internacionais cujas propostas artísticas ratificarão a sua aposta na qualidade dos conteúdos. A ARCOlisboa irá também promover as suas duas principais secções com curadoria: África em Foco, com curadoria de Paula Nascimento e que contará com a participação de galerias do continente africano, e, por outro lado, a Opening Lisboa, com curadoria de Chus Martínez e Luiza Teixeira de Freitas, uma seção que irá investigar as novas linguagens e espaços artísticos, com o objectivo de atrair novos conteúdos e investigações para o certame.
Como já é habitual, a ARCOlisboa dá visibilidade às galerias mais jovens que, pelo seu recente trajecto ou pelas novidades que trazem ao contexto português, apresentam propostas interessantes permitindo descobrir novos criadores.
Para Elson Angélico, fundador e administrador da Mexto Property Investment, “estar associado à ARCOlisboa significa a materialização de um percurso que a Mexto tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos através da arte. A arte faz parte da inspiração para os nossos projetos, desdobrando-se em várias expressões e materializando-se em acções como o NOT A MUSEUM e a WAAU.”. Elson Angélico refere ainda entre outras iniciativas, a criação da plataforma WAAU, World African Artists United, que “visa promover e amplificar a presença de arte africana em todo o mundo, ao destacar internacionalmente artistas africanos e afrodescendentes e os seus trabalhos. A arte está no nosso ADN e, também por este motivo, fazia todo o sentido apoiarmos, mais uma vez, a ARCOlisboa.