CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Pujolinvest promove «Alfama 83»

27 de maio de 2024

A reabilitação do edifício «Alfama 83» representa um investimento de 22 milhões de euros e a obra estará concluída no primeiro trimestre de 2025.

Na sua totalidade para uso de habitação, o edifício tem 3.100 m2 de área bruta de construção, é constituído por 13 apartamentos em cinco pisos, com tipologias de T1 a T4 e dois Duplex, tendo cinco apartamentos com vistas privilegiadas para o Rio Tejo.

Para além dos apartamentos, os residentes dispõem de espaços comuns de lazer e trabalho, como ginásio equipado, sauna, parqueamento de bicicletas, sala de reuniões e espaço de co-working.

No último piso, os residentes têm acesso livre a um espaço designado de “avista navios”, com vista panorâmica sobre o Rio Tejo.





Zona comum “Avista navios”

Seguindo uma filosofia de homenagem às tradições e cultura lisboetas, a Pujolinvest retirou e classificou mais de 16 mil azulejos do século XVIII para os reinstalar nos apartamentos e áreas comuns. A estrutura gaioleira pombalina do edifício, tectos em arco e abóbadas de tijolo burro também foram preservadas.

Com projecto de arquitectura do gabinete Entre Planos e a engenharia a cargo da A2P, o «Alfama 83» situa-se na confluência da Rua de São João da Praça e do Largo do Marquês do Lavradio, a dois minutos a pé da Doca da Marinha.



Segundo Carlos Patrício, administrador da Pujolinvest, “Este projecto é mais uma aposta da Pujolinvest na reabilitação de edifícios históricos na cidade de Lisboa, que se iniciou com o Áurea 72, recuperando dois edifícios no quarteirão Rua do Ouro, Rua da Conceição e Rua dos Sapateiros, passando pelo premiado edifício de Art Nouveau - Duke Residences Saldanha. Em todas estas obras aliamos a paixão pela preservação e reposição do património histórico da cidade com a qualidade dos materiais e das tecnologias aplicadas”.