Promotor belga Thomas & Piron lança novo empreendimento 'Docks Matosinhos'
O novo projecto imobiliário prevê a construção de 31 unidades residenciais, um espaço de coworking e estacionamento subterrâneo, com previsão de conclusão para 2026.
Com um investimento total de cerca de 12 milhões de euros, a empresa de promoção belga pensa dar início à construção, a cargo da empresa Construções Gabriel A.S. Couto S.A., no segundo semestre de 2024, estando a data de conclusão apontada para início do primeiro trimestre de 2026. O projecto, cujo início da comercialização arrancou no passado dia 17 de Junho, prevê a construção de 31 fracções residenciais, com valores a partir dos 265 mil euros e até aos 450 mil euros e, ainda, de um espaço dedicado a serviços, que será dedicado exclusivamente para a instalação de um coworking com aproximadamente 1.500 m2.
O empreendimento Docks Matosinhos, contempla um edifício com 5 pisos e 31 apartamentos de tipologias T1 e T2, com áreas que variam entre os 53 m2 e os 114 m2, todos com varandas e estacionamento subterrâneo. Com um conceito loft e áreas generosas, todos os apartamentos foram projectados com salas de estar com cozinha em open space e com amplas janelas, maximizando o espaço e a luz natural para proporcionar maior conforto e bem-estar.
Com assinatura do gabinete de arquitectura MOFASE, o Docks Matosinhos apresenta uma arquitectura de linhas rectas e destaca-se pela vista mar e para as docas. Com um design funcional e acabamentos modernos, o empreendimento incorpora princípios de sustentabilidade que visam minimizar o seu impacto ambiental e promover um estilo de vida eco responsável, com a aposta na utilização de materiais de construção sustentáveis, de origem local ou, no mínimo, transformados em território nacional, para garantir uma maior eficiência energética. “Estas medidas são complementadas pela criação de espaços verdes, que também contribuem para a biodiversidade local. Estas iniciativas sublinham o compromisso com um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo que oferecem conforto e modernidade aos seus residentes” - refere a empresa belga.
O Docks Matosinhos destaca-se pela sua arquitectura moderna, que recupera o carácter industrial desta zona da cidade, onde prevaleceram durante algum tempo actividades industriais e comerciais ligadas à pesca.
Para David Carreira, Country Manager da Thomas & Piron Portugal, «O Docks Matosinhos é o empreendimento ideal para jovens e investidores, proporcionando um estilo de vida contemporâneo e funcional, adaptado às necessidades de profissionais e de famílias pequenas e oferecendo aos seus moradores não só o conforto do dia a dia, mas também um ambiente propício ao relaxamento e ao bem-estar. Os residentes poderão desfrutar de acesso fácil aos serviços essenciais e de um ambiente perfeito para uma experiência urbana rica e diversificada. O empreendimento foi concebido para maximizar os benefícios da sua localização costeira».
Quem é a Thomas & Piron
Fundada há 47 anos, a Thomas & Piron é um grupo apostado no desenvolvimento de projectos imobiliários na Bélgica. Conta actualmente com cerca de 3.300 colaboradores, e para além da Bélgica, está presente em França, no Luxemburgo, em Marrocos, em Portugal, e na Suíça. Em Portugal, a Thomas & Piron tem, neste momento, em fase de desenvolvimento quatro projectos residenciais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o Clarissas em Sacavém - Loures o Docks Matosinhos em Matosinhos, o Gaia Hills em Vila Nova de Gaia e o Conde Lima em Lisboa, este último já concluído e entregue, que totalizam cerca de 130.000 m2 de construção para mais de 1.000 fogos.
O empreendimento está a ser comercializado pela Savills.