Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Produtora UAU compra Cine-Teatro Vale Formoso no Porto e investe 7 mulhões de euros

Foto João Fitas

Produtora UAU compra Cine-Teatro Vale Formoso no Porto e investe 7 mulhões de euros

11 de agosto de 2025

O investimento da produtora portuguesa - proprietária também do TeatroTivoli BBVA, em Lisboa - ascende a sete milhões de euros na compra e reabilitação do edifício. A abertura da sala ao público está prevista para o início de 2027;

A UAU formaliza a aquisição do Cine-Teatro Vale Formoso, no Porto. O investimento global, entre aquisição e obras de reabilitação, supera os sete milhões de euros.

O projecto para a obra de reabilitação foi entregue a um consórcio de arquitectos, a Metrourbe e Arsuna, que vai modernizar o espaço dando todas as condições para receber os mais diversos espectáculos, concertos, exposições, eventos culturais e corporativos. O projecto de reabilitação vai preservar os elementos de época que integram a memória colectiva portuense. A conclusão da obra está prevista para o início de 2027.


Foto João Fitas


O Cine-Teatro Vale Formoso e respectivas áreas envolventes contam com mais de 4200 m2. Além da sala principal, com cerca de 1000 lugares, o espaço dispõe de uma zona de restauração, independente da sala de espetáculos, assim como um espaço ao redor da sala principal que ganhará uma nova vida criativa com esta reabilitação - o jardim de inverno. A escadaria característica deste espaço, assim como a Torre que é possível ver na fachada, vão ser preservadas nesta obra.

Uma nova referência na cidade do Porto

“Renascerá no Porto um dos maiores espaços culturais da cidade e que, a curto-prazo, será uma referência para todos os públicos. A UAU devolve à cidade uma sala icónica, que tem um passado, presente e agora um futuro, aberto à cultura, às empresas e ao turismo”, destaca Paulo Dias, Director-Geral da UAU.


Paulo Dias, DG da UAU - Foto João Fitas


O Cine-Teatro Vale Formoso vai ainda passar por um rebranding, com vista a posicionar o espaço no sector cultural e junto de parceiros que, em conjunto com a UAU, procurem reforçar o apoio à cultura e que apostem na valorização patrimonial, nomeadamente deste espaço de valor cultural significativamente relevante e que se pretende que impulsione a zona onde se insere.

“A UAU é cliente de diversas salas e espaços culturais no Porto e assim vai manter-se. Esta aquisição permite-nos aumentar a nossa actividade cultural, diversificando ainda mais a oferta na cidade do Porto.”, acrescenta Paulo Dias.

Com esta aquisição, a UAU passa a ser proprietária de dois (originalmente) Cine-Teatros nos principais centros urbanos do país: Teatro Tivoli BBVA (em Lisboa) e Cine-Teatro Vale Formoso (no Porto). A produtora tem ainda um acordo de programação com a Estoril-Sol, estando responsável pela programação do Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa.

A UAU tem nos seus quadros 36 pessoas, mas mais de 100 profissionais da área da cultura colaboram permanentemente nos projetos que desenvolve. Com esta aquisição a UAU vai aumentar o seu quadro de trabalhadores permanente com a criação de uma equipa no Porto.


Foto João Fitas


Foto João Fitas


Foto João Fitas


Cine-Teatro Vale Formoso: um edifício com história

O Cine-Teatro Vale Formoso é considerado um exemplo arquitectónico de época, tendo sido inaugurado a 30 de Dezembro de 1948, durante o período do Estado Novo. Para a grande abertura foi exibido o filme português “Uma Vida Para Dois”.

Projectado como uma casa de espetáculos cinematográficos e teatrais pelo Arquitecto Francisco Granja (1914-1988), este espaço destacou-se como uma das principais salas de cinema da Cidade do Porto até aos anos 90, tendo sido explorado pelos cinemas Lusomundo.

Já no novo milénio, em 2022 e por intervenção da Câmara Municipal do Porto, o Cine-Teatro Vale Formoso foi classificado como conjunto de interesse municipal.

Depois de mais de três décadas de portas fechadas à cultura e à comunidade, o Cine-Teatro Vale Formoso, por intermédio da aquisição e do processo de recuperação por parte da UAU, volta a abrir as portas à cidade, aos portuenses, aos promotores e artistas, integrando-o na vida quotidiana e nos circuitos culturais.

Em 2024 a UAU apresentou mais de 600 espectáculos por todo o país que juntaram mais de 500 mil espectadores.


O Cine-Teatro em gravura do atelier Franscisco Granja, autor do projecto.