CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

Procura uma casa de luxo?

8 de fevereiro de 2023

Os critérios que há que ter em conta, segundo a consultora especializada  Engel & Völkers

Seja com vista para o mar, para o rio, com 5 assoalhadas, um apartamento ou uma moradia, os imóveis de luxo enchem a vista de qualquer um. No entanto é necessário identificar as principais características e o que ter em conta numa propriedade de luxo. Para isso, a Engel & Völkers deixa-lhe cinco aspetos a ter em mente se equaciona a compra de um imóvel de luxo:


A qualidade do imóvel

Uma das principais características diferenciadoras nos imóveis de luxo são os materiais utilizados no revestimento e decoração da casa. Nas casas de luxo predominam materiais de qualidade e acabamentos bons e elegantes. É habitual o uso de materiais como madeira maciça, pedras reais e naturais de alta qualidade. Este tipo de materiais ajuda a que a propriedade preserve o seu bom estado durante mais tempo.


Imagem Engel & Völkers


A localização

A localização é um dos aspetos mais importantes num imóvel de luxo e deve ser escolhida de acordo com as necessidades de quem vai utilizar e desfrutar da propriedade. Por norma os imóveis de luxo estão concentrados nas melhores áreas da cidade, com bons acessos, em zonas tranquilas, onde a qualidade de vida é maior e rodeadas por todo o tipo de serviços (supermercados, transportes, escolas, hospitais, centros comerciais, marinas, etc.).


A tipologia de casa

Uma casa de luxo tem de ter boas áreas internas e externas. Deve contar com espaços individuais (quartos ou suites, closets, etc.) para cada elemento da família, e áreas comuns como uma varanda ampla, cozinha espaçosa, salas de lazer e jantar, ginásio, piscina, jardim, jacúzi, entre outros.


Imagem Engel & Völkers


A arquitetura e os acabamentos

A arquitetura de uma casa de luxo é completamente diferente dos imóveis mais simples. Por norma, este tipo de imóveis conta com a assinatura de um arquiteto ou de uma agência de renome, com elementos contemporâneos e com o uso de materiais de qualidade e premium, como vidros, mármores, pedras naturais, etc.

Os acabamentos são provavelmente o critério que mais diferencia uma casa de luxo de uma casa “comum”, nas propriedades de luxo, os materiais utilizados são de qualidade superior, como madeiras nobres, porcelanas em grandes formatos e outros itens que ajudem a diferenciar o espaço e que justifiquem o seu valor de mercado. A escolha de materiais que tenham durabilidade e resistência é a peça-chave deste tipo de empreendimento.


A exclusividade

Quanto mais sofisticada e melhor equipada, mais alto é o valor da propriedade. Se procurar uma casa de luxo encontrará algumas comodidades que não encontrará numa casa dita “comum”, como características arquitetónicas únicas, ambientes espaçosos, sauna, adega, entre outros. Quanto mais fatores diferenciadores das casas “habituais” tiver, mais exclusiva será, e mais avultado será o seu preço.

* Texto escrito com novo Acordo Ortográfico