CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portugal corre o risco de perder investimento para outros mercados europeus

6 de novembro de 2023

É uma constação da Prime Yield, empresa especializada na realização de estudos de consultadoria e avaliação imobiliária, que integra o grupo espanhol Gloval.

Em Portugal, “No 1º semestre deste ano foram transaccionados cerca de 750 milhões de euros em imobiliário comercial, dos quais 250 milhões dizem respeito a apenas uma operação” - refere a mais recente edição do “Flash” elaborado regularmente pela Prime Yield, empresa especializada na realização de estudos de consultadoria e avaliação imobiliária, que integra o grupo espanhol Gloval.



“Apesar de a queda homóloga ser de apenas 10% (em reflexo do peso dessa operação) - refere a publicação - , este volume fica cerca de 35% abaixo da média dos últimos anos.

A publicação adianta mais questões e interrogações do que respostas. Mas as dúvidas que colocação merecem reflexão: “O Golden Visa está vaticinado de morte, após alterações sucessivas nos últimos anos, uma questão que conjugada com a elevada taxa de juro trará, nos próximos tempos, um forte desafio ao mercado residencial. Desde logo, a relocalização de investimento para outros mercados europeus, como a Grécia, quer de compradores finais quer de promotores e investidores. Outra questão importante que desafiará o mercado imobiliário é o nível da desvalorização dos activos comerciais e na consequente necessidade de reestruturação da dívida para proprietários e promotores que actuam nestes segmentos”.