

Portugal apresenta-se como um player no mercado mundial
A internacionalização tem sido uma das principais estratégias das empresas portuguesas no que diz respeito ao desenvolvimento e até mesmo da sobrevivência de muitas delas. E se algumas só agora acordaram para essa realidade, muitas sempre se posicionaram apenas para esse fim. São diversas as empresas portuguesas que produzem exclusivamente para o mercado estrangeiro. A Alemanha tem sido uma das portas de entrada pra muitas delas, sobretudo para aquelas cujos produtos se destinam ao sector da habitação, hotelaria, infra-estruturas, tecnologias e inovação.
Só em 2012 estiveram presentes 202 empresas portuguesas em 28 feiras realizadas pela Messe Frankfurt nas cidades de Frankfurt, Tóquio, Xangai, Pequim, Paris, Moscovo, Atlanta, Nova Iorque e Dubai.
Estes números são relevantes para a internacionalização portuguesa:
- 10.112 m2 ocupados por empresas portuguesas, dos quais:
- 9.227 m2 em 10 feiras em Frankfurt
- 885 m2 em 28 feiras fora da Alemanha
TOP 5 Feiras em Frankfurt:
- 4.344 m2 | 60 empresas na Heimtextil (têxteis lar)
- 488 m2 | 60 empresas na Ambiente (artigos de decoração, mesa e cozinha)
- 756 m2 | 15 empresas na Paperworld (artigos de papelaria e para escritório)
- 616 m2 | 18 empresas na Light+Building (iluminação técnica e decorativa, gestão inteligente de edifícios)
- 463 m2 | 14 empresas na Automechanika (componentes de automóvel)
TOP 5 Feiras noutros países:
- 540 m2 | 17 empresas na Motortec Automechanika Ibérica 2011, em Madrid (componentes de automóvel)
- 207 m2 | 12 empresas na Interior Lifestyle Tokyo (artigos para a casa)
- 189 m2 | 8 empresas na Heimtextil Russia, em Moscovo (têxteis lar)
- 108 m2 | 6 empresas na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics (tecidos)
- 93m2 | 3 empresas na Techtextil North America, em Atlanta (têxteis técnicos)
A Messe Frankfurt é um dos maiores organizadores de feiras a nível internacional. Organiza mais de cem eventos nas áreas Têxtil & Tecnologia Têxtil, Bens de Consumo & Entretenimento, Mobilidade & Infra-estrutura, Tecnologia & Produção, Media & Criação, muitos deles líderes mundiais nos sectores em que se inscrevem. A Kamotta Representações Lda representa a Messe Frankfurt em Portugal desde 1998.
Cristina Motta, responsável pela representação da Messe Frankfurt em Portugal, em entrevista ao Diário Imobiliário revela que mais do que vender, estas feiras servem para as empresas se mostrarem, lançarem novidades, sublinharem a diferença, afirmarem a sua vitalidade.
Feiras como a Heimtextil (têxteis lar) ou a Ambiente (artigos de para a casa, mesa e cozinha), que em 2013 já atraíram em conjunto 140 empresas portuguesas, fazem há décadas parte do calendário da maior parte das empresas exportadoras. Dado que a Heimtextil tem lugar na segunda semana de Janeiro, há muitos empresas que inclusivamente referem que o ano para elas não começa a 1 de Janeiro, mas a partir da realização da Feira.
“Em todos os sectores onde o factor moda tem alguma influência, ou seja, onde se espera que as empresas apresentem regularmente novas colecções, como é o caso do têxtil, do calçado, das cerâmicas, dos utensílios para a casa e do mobiliário, Portugal apresenta-se como um player no mercado mundial”, refere a responsável.
Produtos portugueses são primeira escolha de famosos
Cristina Motta revela ainda que os artigos portugueses têm vindo a saber posicionar-se no mercado global. Muitas empresas encontraram nichos de mercado onde o factor preço não é determinante. Os mais atentos saberão por exemplo que a Oprah Winfrey usa os sabonetes da Ach Brito, que Luís Onofre calça Michelle Obama, Letizia Ortiz e Kate Middleton, que os roupões de Abramovich são fabricados em Portugal ou que a roupa de cama e de banho nos Hotéis Mandarin em Milão e em Miami é portuguesa.