
Imagem de Alexandre Contador em unsplash
Periferias de Lisboa lideram procura por habitação, mas preços já ultrapassam 300 mil euros
A maioria dos 50 municípios mais procurados para comprar casa em Portugal tem preços medianos superiores a 300 mil euros, segundo um estudo do idealista. Apesar de o interesse se concentrar em zonas periféricas a Lisboa, onde os preços são, em teoria, mais acessíveis, o efeito de contágio está a elevar os valores em toda a região.
No topo da procura surgem Amadora, Moita, Odivelas, Alenquer e Vila Franca de Xira, seguidas de Oeiras, Barreiro, Sintra, Palmela e Loures. Lisboa ocupa apenas a 12.ª posição, embora 17 municípios da Grande Lisboa integrem o ranking nacional.
Na Área Metropolitana do Porto, apenas sete concelhos aparecem entre os mais procurados — com Paredes em 13.º lugar — enquanto Faro fica fora do top 50, reflectindo o impacto dos preços elevados no Algarve, que ultrapassam 400 mil euros.
Entre os municípios mais caros, Cascais lidera com 1,3 milhões de euros, seguido de Oeiras (738 mil), Albufeira (708 mil) e Lisboa (695 mil). Já Castelo Branco e Covilhã surgem como as opções mais acessíveis, com valores medianos de 151 mil e 176 mil euros, respectivamente.
O estudo evidencia a tendência de deslocação das famílias para zonas periféricas das grandes cidades, num mercado onde os preços continuam a subir, mesmo longe dos centros urbanos.












