![](http://static.diarioimobiliario.pt/image/resize/631x394_crop/dimo/2023/05/11/paulo-mendes-da-rocha-90-anos-foto-cortesia-cau-rb-645d27b17a27b970340699.jpg)
Paulo Mendas da Rocha aos 90 anos - Foto cortesia CAU/BR
Paulo Mendes da Rocha: a memória e a obra na Casa da Arquitectura
A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, inaugura no próximo dia 26 de Maio, duas exposições dedicadas ao arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker 2006.
Nascido a 25 de Outubro de 1928, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, no Brasil, e falecido na cidade de S. Paulo em 2021, aos 92 anos, Paulo Mendes da Rocha foi um dos mais insignes arquitectos do Brasil nas últimas décadas, integrando a geração de arquitectos modernistas que revolucionou o panorama da arquitectura no seu país.
Em Portugal, a obra de Paulo Mendes da Rocha perdura no edifício do moderno Museu Nacional dos Coches, em Belém, de que foi autor, e no seu valioso espólio que doou à Casa da Arquitectura em Portugal.
A duas exposições que, em breve serão inauguradas em Matosinhos intitulam-se:
- “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projecto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, na Nave Expositiva.
- “Paulo: Para Além do Desenho” com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projecto expositivo de Ricardo Bak Gordon, na Galeria da Casa.
Percorrendo sete décadas de actividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura.
Intitulada “Paulo”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma experiência mais íntima, permitindo-lhe ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo, explicam a sua obra.
“Paralelamente a estas duas exposições - informa a Casa da Arquitectura - vai decorrer um programa de actividades com curadoria do arquitecto Nuno Sampaio, Director-executivo e Comissário-geral da CA, da arquitecta Catherine Otondo e da arquitecta e historiadora Vanessa Grossman. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências, visitas de obra e pretende-se que seja uma grande festa da arquitectura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha”.