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Opinião
Sucesso do turismo residencial passa pela ligação aos aeroportos

 

Sucesso do turismo residencial passa pela ligação aos aeroportos

 

Sucesso do turismo residencial passa pela ligação aos aeroportos

13 de junho de 2016

As estruturas aeroportuárias apresentam actualmente um novo posicionamento, ou seja, a sua gestão é mais pró-activa, com novas abordagens em relação às companhias aéreas, stakeholders e até mesmo na forma como são analisadas as questões da oferta e da procura nos vários segmentos de mercado turístico.

Todas estas alterações suscitam diariamente a necessidade de informação actualizada, factor importante para a delineação de estratégias, negociação adequada com os clientes e conhecimento atempado das novas tendências de mercado (procura e oferta), dos concorrentes, entre outras.

Este novo posicionamento tem suscitado a procura de dados específicos sobre determinados segmentos de mercado turístico, nomeadamente os que têm implicações na estrutura de tráfego e cujo conhecimento atempado pode alterar a forma como um aeroporto prepara toda a negociação de rotas com as companhias aéreas.

Neste sentido foi desenvolvido o estudo que originou a obra apresentada, que visa uma análise detalhada de um dos segmentos de mercado que assume uma importância ímpar para destinos como o Algarve, o Turismo residencial.

Produto com grande desenvolvimento nos últimos anos em Portugal e em concreto no Algarve, o turismo residencial envolve investimentos elevados no destino, em novos empreendimentos turísticos, complexos de animação e complexos desportivos de apoio. No entanto, é importante não esquecer que, na sua grande maioria, os turistas que estão associados a este e a outros segmentos de procura turística, se deslocam para os destinos por via aérea, sendo, por isso, muito importante estabelecer elos de ligação entre as companhias aéreas, os aeroportos e os vários intervenientes do destino, pois só assim se podem adequar estratégias individuais e em parceria entre todos os interessados, com o objectivo de captar clientes e até mesmo novos investimentos para uma região.

Os conceitos teóricos que se conhecem apontam para que os proprietários estrangeiros de uma habitação visitem várias vezes por ano o destino onde possuem uma segunda habitação, em períodos de menor procura turística, o que permite reduzir os índices de sazonalidade do destino. Por isso, importa a um aeroporto conhecer que tipo de procura é gerada por este segmento de mercado de modo a poder integra-lo em futuras estratégias individuais e/ou em parceria com os demais stakeholders da região.

Em termos teóricos podemos referir que o turismo residencial está associado à utilização, durante a estada, de um meio de alojamento não hoteleiro que foi adquirido como segunda habitação e que tem uma utilização de índole sazonal, gerando uma procura ao longo de todo o ano, com especial incidência nos períodos de menor procura turística, permitindo reduzir índices de sazonalidade e o aumento da procura das rotas das companhias aéreas ao longo de todo o ano.

Em destinos como o Algarve tal situação assume uma grande importância, não só pelo número de proprietários que vêm à região ao longo das épocas de menor procura turística, como também por originar novos fluxos aéreos de determinadas áreas geográficas, mantendo as rotas aéreas abertas ao longo de todo o ano.

Este é um segmento de procura que importa monitorizar de modo a avaliar alterações de comportamento, quer de compra, quer de investimento ou mesmo de utilização das segundas habitações. Importa igualmente avaliar novos mercados, como por exemplo o francês, que nos últimos meses tem vindo a aumentar a sua procura por segundas habitações na região.

Apesar do destino ser o mesmo, o Algarve, os proprietários que o procuram para adquirir a sua segunda habitação são de mercados distintos, com características e necessidades diferenciadas e que importa dar especial atenção, uma vez que podem constituir elementos fundamentais para que os novos investidores imobiliários possam nortear a sua oferta de forma dinâmica e inovadora, captando a sua atenção e vontade de aquisição.

* Cláudia Ribeiro de Almeida é Doutorada e Pós Doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro.

Professora Adjunta na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve onde exerce actualmente funções de Directora do Núcleo de Turismo, Hotelaria e Ciências Sociais. Membro do Centro de Investigação sobre os Espaços e Organizações onde lidera a linha de investigação sobre Transportes, Acessibilidades e Turismo. 

No seguimento da investigação de Doutoramento, Cláudia Ribeiro de Almeida, lançou o livro intitulado “Aeroportos e Turismo Residencial. Do conhecimento às estratégias”, editado pela Editorial Novembro e patrocinado pela ANA, Aeroportos de Portugal, SA. 

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