CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

 

Sucesso do turismo residencial passa pela ligação aos aeroportos

13 de junho de 2016

As estruturas aeroportuárias apresentam actualmente um novo posicionamento, ou seja, a sua gestão é mais pró-activa, com novas abordagens em relação às companhias aéreas, stakeholders e até mesmo na forma como são analisadas as questões da oferta e da procura nos vários segmentos de mercado turístico.

Todas estas alterações suscitam diariamente a necessidade de informação actualizada, factor importante para a delineação de estratégias, negociação adequada com os clientes e conhecimento atempado das novas tendências de mercado (procura e oferta), dos concorrentes, entre outras.

Este novo posicionamento tem suscitado a procura de dados específicos sobre determinados segmentos de mercado turístico, nomeadamente os que têm implicações na estrutura de tráfego e cujo conhecimento atempado pode alterar a forma como um aeroporto prepara toda a negociação de rotas com as companhias aéreas.

Neste sentido foi desenvolvido o estudo que originou a obra apresentada, que visa uma análise detalhada de um dos segmentos de mercado que assume uma importância ímpar para destinos como o Algarve, o Turismo residencial.

Produto com grande desenvolvimento nos últimos anos em Portugal e em concreto no Algarve, o turismo residencial envolve investimentos elevados no destino, em novos empreendimentos turísticos, complexos de animação e complexos desportivos de apoio. No entanto, é importante não esquecer que, na sua grande maioria, os turistas que estão associados a este e a outros segmentos de procura turística, se deslocam para os destinos por via aérea, sendo, por isso, muito importante estabelecer elos de ligação entre as companhias aéreas, os aeroportos e os vários intervenientes do destino, pois só assim se podem adequar estratégias individuais e em parceria entre todos os interessados, com o objectivo de captar clientes e até mesmo novos investimentos para uma região.

Os conceitos teóricos que se conhecem apontam para que os proprietários estrangeiros de uma habitação visitem várias vezes por ano o destino onde possuem uma segunda habitação, em períodos de menor procura turística, o que permite reduzir os índices de sazonalidade do destino. Por isso, importa a um aeroporto conhecer que tipo de procura é gerada por este segmento de mercado de modo a poder integra-lo em futuras estratégias individuais e/ou em parceria com os demais stakeholders da região.

Em termos teóricos podemos referir que o turismo residencial está associado à utilização, durante a estada, de um meio de alojamento não hoteleiro que foi adquirido como segunda habitação e que tem uma utilização de índole sazonal, gerando uma procura ao longo de todo o ano, com especial incidência nos períodos de menor procura turística, permitindo reduzir índices de sazonalidade e o aumento da procura das rotas das companhias aéreas ao longo de todo o ano.

Em destinos como o Algarve tal situação assume uma grande importância, não só pelo número de proprietários que vêm à região ao longo das épocas de menor procura turística, como também por originar novos fluxos aéreos de determinadas áreas geográficas, mantendo as rotas aéreas abertas ao longo de todo o ano.

Este é um segmento de procura que importa monitorizar de modo a avaliar alterações de comportamento, quer de compra, quer de investimento ou mesmo de utilização das segundas habitações. Importa igualmente avaliar novos mercados, como por exemplo o francês, que nos últimos meses tem vindo a aumentar a sua procura por segundas habitações na região.

Apesar do destino ser o mesmo, o Algarve, os proprietários que o procuram para adquirir a sua segunda habitação são de mercados distintos, com características e necessidades diferenciadas e que importa dar especial atenção, uma vez que podem constituir elementos fundamentais para que os novos investidores imobiliários possam nortear a sua oferta de forma dinâmica e inovadora, captando a sua atenção e vontade de aquisição.

* Cláudia Ribeiro de Almeida é Doutorada e Pós Doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro.

Professora Adjunta na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve onde exerce actualmente funções de Directora do Núcleo de Turismo, Hotelaria e Ciências Sociais. Membro do Centro de Investigação sobre os Espaços e Organizações onde lidera a linha de investigação sobre Transportes, Acessibilidades e Turismo. 

No seguimento da investigação de Doutoramento, Cláudia Ribeiro de Almeida, lançou o livro intitulado “Aeroportos e Turismo Residencial. Do conhecimento às estratégias”, editado pela Editorial Novembro e patrocinado pela ANA, Aeroportos de Portugal, SA.