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Opinião

 

Os consultores Super Maxi

9 de agosto de 2021

No artigo anterior escrevi sobre as muletas comerciais que muitos consultores utilizam online, nomeadamente sobre os truques já esgotados de divulgação de activos e a respectivas estratégias seguidas que, no meu entender, acrescentam muito pouco a uma verdadeira política de divulgação, assente numa estratégia coerente de marketing e comunicação.

Neste nosso mundo imobiliário, há, infelizmente, de tudo um pouco: consultores que apostam pouco no marketing e na comunicação e consultores que apostam muito. E, nos que apostam muito, há uma classe que vos queria falar aqui hoje e que diz respeito aos que fingem online aquilo que não são na realidade: são os chamados consultores Super Maxi.

Tenho para mim que este tipo de “profissionais” existe porque este é um sector que tanto vive de invejas como de aparências. E, como tal, estes “consultores” acabam por subsistir e enganar meio mundo à sua volta. A táctica é sobejamente conhecida e, levada ao extremo, poderia mesmo ser considerada burla: consultores e/ou agências que apresentam online algo que não corresponde à realidade.

Um exemplo fora do sector, para não me dizerem que tenho mau feitio: lembram-se daquela influencer que mostrava no Instagram uma vida de sucesso e glamour, entre carros caros, viagens em destinos de sonho e hotéis de luxo? E recordam-se que, na maior parte dos casos, os posts eram fabricados, através de elaborados programas de edição de imagem?

No imobiliário, há quem queira mostrar aos pares e perante terceiros (amigos, clientes ou apenas seguidores) que o sucesso pessoal e profissional pode ser mensurável através de outras métricas que não seja o volume de negócios, os contratos fechados e as vendas efectivadas.

Claro está que para se criar uma imagem online de sucesso – mesmo que esta não corresponda genuinamente à realidade – vale tudo. E todos nós conhecemos casos de aparente sucesso que, depois de espremido, vale muito pouco. Até porque, como sabemos, com sucesso genuíno ou não, o “monstro” também se alimenta dos haters, dos followers, dos groupies e dos anónimos que, em face do que vão lendo nas redes sociais, entregam os seus activos para venda aos consultores e agências que vão, felizmente, muito além da básica estratégia dos 5 posts (reler artigo anterior).

Também por isso, não ficaria bem comigo mesmo se não vos falasse dos que, genuinamente, tem sucesso, mostram-no sem caganças ou falsas modéstias e são os primeiros a liderar pelo exemplo e a inspirar quem está à sua volta. São os casos verdadeiramente reveladores de brokers e consultores que não fazem destrinça entre o que são no mundo online e na realidade. E que mostram que ter sorte dá, como sabemos, muito trabalho.

Este sector é abrangente o suficiente para ter o bom, o mau e o vilão. Online ou offline, terminaria citando o meu amigo Nuno, consultor imobiliário: “o importante é perceber a diferença entre os consultores Super Maxi e os outros, os que realmente facturam e que fazem a diferença no imobiliário, sem cosméticas ou fake news”. Usando (ou não) as redes sociais e a internet a seu favor.

Francisco Mota Ferreira

Consultor imobiliário