Nova Joint Venture entre a Mitiska REIM e o britânico Chancerygate adquire primeiro terreno em Portugal
A Mitiska REIM, investidor especializado em imobiliário de conveniência na Europa, anunciou uma nova parceria estratégica com a Chancerygate, o maior promotor de logística urbana do Reino Unido, para promover projectos de light industrialem regime de arrendamento em Portugal.
Esta nova joint venture (JV) acaba de realizar a sua primeira aquisição de um terreno de 2,7 hectares, situado a 20 minutos de carro de Lisboa, no sentido noroeste, no concelho de Sintra.
O terreno encontra-se junto à N9 e N250-1 e às auto-estradas A37 e A16 que ligam Lisboa a Sintra, proporcionando um acesso conveniente ao centro da cidade de Lisboa e ao Aeroporto Humberto Delgado.
A Mitiska REIM e a Chancerygate planeiam, num futuro próximo, introduzir os projectos para um novo complexo de light industrial e de logística urbana.
Os novos armazéns serão construídos com materiais de elevado desempenho e o projeto terá como objetivo uma classificação mínima nos certificados energéticos de nível “A” e uma certificação BREEAM de “Very Good”.
Esta nova JV tem como objectivo inicial a aquisição de cinco terrenos para promover projectos semelhantes nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
A Mitiska REIM, presente em Portugal desde 2017, com uma equipa local sediada em Lisboa, adquiriu ou promoveu 8 retail parks em território nacional, e gere atualmente uma área bruta locável superior a 150,000 m² repartidos de norte a sul do país. Nos próximos 18 meses deverá inaugurar dois novos projectos, um no Algarve e a fase final do Salinas Park em Alverca. Para este último projeto em JV com a Chancerygate, a Mitiska REIM adquiriu o terreno em nome do fundo MEREP 3.
"Estamos muito satisfeitos por unir forças com a Mitiska REIM em Portugal e continuar a nossa expansão pela Europa. Somos parceiros complementares que trazem para esta relação uma experiência compatível", indica Richard Bains, diretor-geral da Chancerygate.
"Ao longo de quase 30 anos no Reino Unido, a Chancerygate ganhou uma reputação com a consistência na entrega de um produto altamente atrativo para investidores institucionais e a uma vasta gama de ocupantes. Estamos entusiasmados com a oportunidade de fazer o mesmo em Portugal, numa parceria estratégica com a Mitiska REIM", acrescenta.
Já o director Europeu da Chancerygate, Jason Sharman, salientou: "O nosso terreno recentemente adquirido em Sintra é a localização ideal para estrear a nossa joint-venturecom a Mitiska REIM em Portugal.
"O terreno conta com excelentes acessibilidades e, apesar do projeto ainda estar sujeito a licenciamento e aprovação camarária, irá oferecer ao mercado um produto sustentável de alta qualidade e com as mais elevadas especificações para os potenciais ocupantes e investidores".
Enzo Guidez, country manager da Mitiska REIM em Portugal, comentou: "O mercado português está mal servido de armazéns modernos e sustentáveis que possam acolher as pequenas e médias empresas (PME) que perfazem a grande maioria da nossa malha empresarial. A elevada procura por parte das PMEs, associada à fraca oferta de espaços no mercado, representa uma clara oportunidade de expansão para o nosso nicho de mercado."
Jan Du Bois, managing director da Mitiska REIM para a Bélgica, Espanha e Portugal, acrescentou: "Esta JV une forças entre a presença da Mitiska REIM no terreno, a sua forte rede local e a sua experiência na angariação de negócios, e a elevada experiência e o track record da Chancerygate no sector de light industrial e logística urbana. Estamos ansiosos por trabalhar em parceria com a equipa da Chancerygate para fazer crescer o nosso portefólio em Portugal."