Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Norte-americana Nuveen compra britânica Schroders por 13,5 mil milhões de dólares

 

Norte-americana Nuveen compra britânica Schroders por 13,5 mil milhões de dólares

13 de fevereiro de 2026

 A norte-americana Nuveen anunciou a aquisição da britânica Schroders por 9,9 mil milhões de libras (cerca de 13,5 mil milhões de dólares), numa operação que cria um dos maiores grupos mundiais de gestão de activos, com aproximadamente 2,5 biliões de dólares sob gestão.

A marca Schroders será mantida, passando Londres a funcionar como principal sede fora dos Estados Unidos e maior escritório do novo grupo, com cerca de 3.100 colaboradores. O actual CEO da gestora britânica, Richard Oldfield, continuará em funções e integrará a equipa executiva da Nuveen.

O negócio encerra mais de dois séculos de independência da Schroders, considerada a maior gestora autónoma do Reino Unido, e insere-se num contexto de crescente consolidação no sector europeu de gestão de activos, pressionado pela escala dos grandes grupos norte-americanos e pela expansão do investimento passivo, que tem comprimido margens e acelerado processos de concentração.

Com cerca de 2,5 biliões de dólares em activos sob gestão, o grupo combinado posiciona-se entre os dez maiores gestores globais. Ainda assim, permanece abaixo dos líderes mundiais, como a BlackRock (cerca de 10 biliões de dólares) e a Vanguard (aproximadamente 9 biliões), que continuam a dominar o ranking internacional.

Tanto e norte-americana Nuveen como a britânica têm exposições e produtos com activos sob gestão emPortugal. A Schroders fazia-ode forma directa em fundos europeus com imóveis ou títulos portugueses. A Nuveen integrou exposições a Portugal através de fundos pan-europeus.