Montepino recebe luz verde para integrar a Euronext Paris Access
A Euronext, operador de mercados de capitais líder na Europa, anunciou hoje que as ações da Montepino Logística Socimi, S.A. vão começar a ser negociadas na Euronext Access Paris no próximo dia 6 de Junho de 2023.
MA Montepino - constituída a 30 de arço de 2021 -, é uma Socimi promovida pela Valfondo Investment Management e pelo Bankinter Investment SGEIC que conta actualmente com mais de 1.800 accionistas. O Conselho de Administração da Montepino fixou um preço inicial de cotação de 11,07 euros para cada ação da empresa.
O portefólio da Montepino, avaliado em 1.209 milhões de euros, no final de 2022, e com uma área bruta locável de quase 1,9 milhões de m2, é composto por 46 activos logísticos, dos quais quase metade correspondem a armazéns arrendados (21), enquanto os restantes são terrenos para desenvolvimento e promoção futura (16) e edifícios em construção (9). A Montepino é detida, entre outros, pelo Bankinter Investment (6,4%) e pela Valfondo Inmuebles (5,1%), enquanto o resto do capital está nas mãos de investidores institucionais e clientes do Bankinter.
Estratégia e gestão da Montepino
Os activos da Montepino são geridos pela Valfondo Investment Management, uma gestora independente de ativos de investimento com mais de 20 anos de experiência no segmento da imobiliária de logística espanhola. Por seu lado, o Bankinter Investment presta assessoria estratégica à empresa, garantindo em cada momento a defesa dos interesses dos investidores e o cumprimento da política de investimento que lhes é confiada.
A estratégia de negócio persegue a consolidação do actual portefólio da Socimi através da conclusão e arrendamento dos activos que se encontram actualmente em construção e da valorização dos respectivos terrenos. A Montepino afirmou-se como um dos principais gestores de imobiliária de logística da Península Ibérica. Em Espanha, tem uma presença consolidada no centro do país e prevê aumentar a atividade em diferentes zonas da Catalunha e do corredor mediterrânico, bem como alargar a atividade a grandes centros urbanos como Sevilha ou Bilbau. A Socimi também está presente em Portugal, onde desenvolve o maior projecto logístico do país. A gestora irá também continuar a promover o desenvolvimento dos activos de acordo com os mais exigentes padrões em termos de sustentabilidade, uma estratégia que já permitiu à Montepino ter certificações LEED em todos os seus imóveis operacionais.