CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Parque de Material e Oficinas do Sistema de Mobilidade do Mondego

Metro do Mondego avança com Parque de Material e Oficinas

31 de março de 2023

A Quadrante foi a empresa seleccionada para o desenvolvimento dos estudos e projectos de Arquitectura e Engenharias do Parque de Material e Oficinas do Sistema de Mobilidade do Mondego, um sistema de mobilidade com via própria dedicada a veículos eléctricos. Uma empreitada de 9 Milhões de Euros que arranca agora e que o Metro do Mondego espera concluir num prazo de 15 meses.

O Sistema de Mobilidade do Mondego prevê a criação de uma rede de transporte rápido, também designado “Bus Rapid Transit” (BRT), para autocarros movidos a energia eléctrica, estabelecendo a ligação entre os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra, bem como novas ligações dentro da área urbana da cidade de Coimbra. Esta obra irá permitir melhorar a mobilidade entre as estações Coimbra B e Serpins e entre a baixa da cidade e a zona dos Hospitais de Coimbra, colocando esta região no grupo de concelhos pioneiros na transição para uma mobilidade mais sustentável. Trata-se de um projeto com grande importância para a descarbonização da mobilidade da região, uma vez que irá contribuir para a redução de, aproximadamente, 19.000 toneladas de CO2 associados ao transporte rodoviário, em especial aos veículos a combustão interna.


Metro do Mondego - Imagem DR


O Parque de Material e Oficinas localiza-se em Sobral de Ceira, em Coimbra, e será o ponto central para o carregamento eléctrico de cerca de 40 veículos articulados, a instalação do Posto de Comando Central para gestão da frota e suporte administrativo, e apoio à inspecção, manutenção, diagnóstico e reparações de veículos. Será um exemplo de infraestrutura necessária para tornar viável a transição para a mobilidade elétrica e de baixo impacte em larga escala.