Mama Shelter celebra 15 anos e expande-se para novas localizações
Desde o primeiro hotel em Paris, inaugurado a 5 de Setembro de 2008, até à expansão internacional, que inclui uma colecção actual de 17 hotéis, vai ainda chegar em 2024 ao Dubai e à Riviera francesa.
Ao longo dos anos, Serge Trigano e os seus dois filhos, Jérémie e Benjamin, prosseguiram a sua paixão familiar pela hospitalidade e abriram caminho para o sucesso, criando hotéis urbanos e distintivos em todo o mundo.
"Nos meus sonhos mais extravagantes, nunca imaginei por o nome Mama Shelter em edifícios de monumentos históricos", comenta Serge Trigano. "Rennes e Dijon, as nossas duas últimas inclusões estão localizadas em edifícios notáveis no coração destas duas capitais de região, a Bretanha e a Borgonha", revela Serge Trigano. Um sonho tornado real por um visionário e os seus dois filhos, tal como o seu pai Gilbert, o fundador do Club Med.
O trio Trigano tinha uma ideia ousada: abrir hotéis urbanos, verdadeiros espaços de vida, lugares de diversidade, encontros e celebrações. Pretendiam reunir sob o mesmo tecto quartos a preços acessíveis, excelentes restaurantes, bares e caraterísticas distintivas: camas e lençóis de hotéis de cinco estrelas, excelentes chuveiros, mesas de matraquilhos, decoração alegre, original e excêntrica. Tudo isto num ambiente alegre e descontraído, com uma equipa acolhedora e sorridente e um serviço de excelência.
"Queríamos estabelecer-nos em bairros desejados e com uma história para contar. Esperávamos que, através dos restaurantes abertos a não residentes, os habitantes locais abraçassem o Mama Shelter e os viajantes sentissem a vibração e o pulsar da cidade. Abordámos 80 bancos e recebemos 80 rejeições, até que Charles Milhaud, então CEO das Caisses d'Épargne, concordou em apoiar-nos". Assim, a aventura pôde começar na Rua Bagnolet, no 20º arrondissement de Paris, no local de um antigo parque de estacionamento descoberto por Cyril Aouizerate, uma das figuras de proa da renovação urbana, que se envolveu no projeto desde o início. "Para além de Cyril Aouizerate, para garantir o sucesso da minha estreia com o Mama Shelter Paris East, reuni um elenco extraordinário: Philippe Starck para a decoração, Alain Sanderens, o chefe com estrela Michelin para criar o menu e os meus dois filhos, Jérémie e Benjamin. O sucesso apanhou-nos de surpresa. O Mama Shelter Paris East tornou-se rapidamente o quartel-general dos anos 30 de Belleville, Père Lachaise e Buttes Chaumont - essencialmente a Margem Direita - e atraiu também viajantes em negócios, famílias e grupos de turistas. Com quartos a partir de 70 euros, menus com estrela Michelin a 25 euros, pizzas de qualidade, hambúrgueres, brunches e atividades para adultos e para crianças, tornou-se um destino muito apreciado".
Esta foi a primeira de uma linhagem encantadora para a marca acolhedora, em harmonia com o seu nome. "Mama porque a mãe é a primeira mulher que amamos e que amaremos para toda a vida - a mulher que nos ama, nos mima, nos protege e nos alimenta. Shelter, em inglês, significa refúgio, um santuário que nos envolve e acolhe". Aos 77 anos, a paixão de Serge Trigano pelos seus "bebés" urbanos continua tão forte como sempre. Testa e inaugura pessoalmente cada hotel, dando as boas-vindas ao pessoal, encorajando-o e agradecendo a todos os que contribuíram para a sua criação.
"Hoje, com 17 hotéis Mama Shelter a formar uma família unida, a nossa aliança com a Accor em 2014 permitiu este desenvolvimento. Desde 2021, como parte da Ennismore, uma joint venture com a Accor, estabelecemo-nos como líderes neste novo tipo de hospitalidade. Cada vez mais hoteleiros nos contactam para se juntarem à marca. O nosso modelo de negócio de sucesso baseia-se na gestão e não na propriedade. E fazemo-lo em conjunto com a Ennismore".
Enquanto COO da Mama Shelter, Cédric Gobilliard partilha a mesma visão: "Estou a trabalhar ao lado da família Trigano. É um caso de estudo, uma verdadeira relação humana, sem qualquer interferência, uma partilha vertical de responsabilidades. Somos extremamente próximos, ligados pelos valores da Mama Shelter e pela sua autenticidade. Quando grandes grupos como a Accor adquirem pequenas empresas familiares, muitas vezes diluem-nas. Perdem a sua identidade, por vezes até o seu nome. A inteligência e a visão da Accor e do seu diretor-geral Sébastien Bazin residem no facto de manter os fundadores a bordo, trabalhando com eles de mãos dadas. É uma aposta ousada. O meu objetivo é gerir preservando a marca Trigano. Eu ouço-os. A família Trigano deu-me a sua bênção e transmitiu-me os seus valores. Criámos laços fortes e emocionais. Estou aqui para os proteger e continuar a desenvolver a Mama Shelter - e está a resultar. Estamos a assistir ao desabrochar de uma pequena entidade magnífica, que prospera como uma flor, beneficiando do facto de fazer parte da Ennismore, onde cada líder encarna a marca que gere. É esse o meu papel".
Aberturas para 2024:
- Mama Shelter Dubai, com abertura prevista para o início de 2024, é uma verdadeira joia no deserto, com 197 quartos e 204 apartamentos, várias opções de refeição, um rooftop com 4 piscinas, um CinéMama ao ar livre e muitas outras comodidades.
- De regresso a França, o Mama Shelter dirige-se para a Riviera Francesa para a abertura do Mama Shelter Nice, em junho de 2024, localizado no bairro central de Riquier, apenas a 600 metros do lendário Porto Velho da cidade. Este hotel vibrante oferecerá 102 quartos coloridos, um restaurante e um rooftop com piscina.
Projetos futuros para os próximos anos:
- Mama Shelter Medellin, na Colômbia, situado no bairro de El Poblado. Oferecerá 150 quartos, um restaurante, um bar, mais de 3 000 m² de espaço de coworking, 500 m² de salas de reunião e uma piscina no rooftop.
- Mama Shelter Zurich, com 178 quartos na zona comercial de Oerlikon. O hotel incluirá um restaurante, uma área no rooftop, 550 m² de salas de reunião e 3 salas de karaoke.
- Mama Shelter Casablanca, um hotel com um lifestyle pioneiro em África, com 92 quartos de design e 49 apartamentos. Terá 2 restaurantes, incluindo um no rooftop, 120 m² de espaço para reuniões e uma grande piscina de 47 m.
- Mama Shelter Singapore, um boutique hotel localizado no coração de Killiney Road, com 115 quartos, um restaurante e uma piscina no último piso.
- Mama Shelter Downtown LA, com 149 quartos, incluindo quatro suites, 2 restaurantes festivos, um no rooftop, e um café no coração da Cidade dos Anjos.
Em última análise, a Mama Shelter pretende ter uma carteira de 50 hotéis em todo o mundo, que, segundo Cédric Gobilliard, formariam uma colecção coesa e única.
A Mama Shelter escreve um novo capítulo da sua história, o capítulo da sua presença nos cinco continentes: Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e África.