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Maioria dos seniores portugueses tem casa própria sem empréstimo ou hipoteca

31 de outubro de 2022

Mais de metade dos seniores (52,1%) vivem em casa própria, sem empréstimo ou hipoteca (70% das pessoas com mais de 70 anos), revela o estudo promovido pela Fundação MAPFRE e que contou com a ajuda da Google é pela primeira vez feito em Portugal. A população sénior em Portugal é independente, ajuda os seus mais próximos e ainda consegue poupar, destaca o estudo.

A percentagem de cidadãos sénior que possuem uma casa diminui com a idade, embora quanto mais velhos são, menos hipotecas têm. Sete em cada 10 pessoas tem casa própria, mas poucas estão adaptadas a pessoas com dependência. Mas apenas 28,1% dos inquiridos não deixa de parte a renovação da sua casa para melhorar as acessibilidades. Por outro lado, a percentagem das pessoas que vivem em casa alugada aumenta à medida que envelhecem. Cerca de 70,7% não tem intenção de mudar de residência, apenas 16% das pessoas com +55 tencionam mudar de casa em menos de 10 anos. E quase metade da população sénior ainda não decidiu se viveria num lar de idosos.

Estas são apenas algumas das conclusões do I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal, apresentado ontem pela Fundação MAPFRE em Lisboa, num evento que contou com a presença do Secretário de estado do Tesouro, João Nuno Mendes.

Esta é primeira vez que é estudado o comportamento dos consumidores seniores (mais de 55 anos) no nosso país, através do Centro de Investigação Ageingnomics, criado em 2020 em Espanha pela Fundação MAPFRE, onde também já desenvolveu vários estudos sobre este público, nomeadamente regionais. Portugal é o primeiro país no estrangeiro onde a Fundação MAPFRE promove esta análise.

Perto de 40% da população portuguesa tem mais de 55 anos: são mais de 3,8 milhões de pessoas numa população de 10 milhões de habitantes, o que coloca enormes desafios a empresas, instituições e marcas.

Desenvolvido em agosto de 2022, o estudo teve como base 1100 entrevistas a pessoas com 55 anos ou mais a viver em Portugal, tendo contado com a ajuda da Google na definição do público-alvo.