Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Madrid: FITUR 2026 reforça estatuto de plataforma global do turismo com mais de 10 mil empresas

Imagem da FITUR 2025

Madrid: FITUR 2026 reforça estatuto de plataforma global do turismo com mais de 10 mil empresas

21 de janeiro de 2026

Madrid volta a afirmar-se como o principal ponto de encontro do turismo mundial com a realização da FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorre de hoje a 25 de Janeiro de 2026, organizada pela IFEMA Madrid. Na sua 46.ª edição, o certame consolida a sua liderança internacional, tanto pela dimensão como pelo reforço do seu papel enquanto fórum estratégico de debate e conhecimento para o sector.
Os números divulgados pela organização confirmam essa posição: a FITUR ocupa nove pavilhões, reúne mais de 10.000 empresas de 161 países, dos quais 111 com representação oficial – mais 10% do que em 2025 – e conta com 967 expositores principais. A feira regista ainda a entrada de 18 novos países, sobretudo de África e da região Ásia-Pacífico, mercados que lideram actualmente o crescimento do turismo mundial.

Segundo José Vicente de los Mozos, presidente da Comissão Executiva da IFEMA Madrid, estes dados “reafirmam o papel da FITUR como principal ponto de encontro do mercado turístico global”, sublinhando a capacidade de Madrid e de Espanha para liderar tendências e gerar oportunidades à escala internacional.



Turismo em crescimento e papel estratégico da FITUR

O dinamismo da edição de 2026 reflecte o momento positivo do sector. De acordo com a UN Tourism, até Setembro de 2025 foram registadas mais de 1,1 mil milhões de viagens internacionais, com um crescimento de 5% nas chegadas globais. A secretária-geral da organização, Sheikha Alnuwais, destacou a FITUR como um espaço central para definir o rumo do turismo numa fase de crescimento sustentado, com impacto directo no emprego, na inovação e no bem-estar social.



Entre as principais inovações da FITUR 2026 destaca-se o Pavilhão do Conhecimento, localizado no Pavilhão 12, que funcionará como centro estratégico de reflexão e partilha de conhecimento. O espaço integra oito auditórios, dez programas de conferências, mais de 200 sessões e mais de 250 oradores internacionais.
Neste hub têm lugar iniciativas como a FITUR Experience, dedicada ao turismo experiencial, e a I Cimeira Internacional de Comunicação e Turismo, centrada nos desafios da comunicação no sector. A área de Travel Technology também ganha relevo, duplicando de dimensão e reunindo mais de 190 empresas ligadas à inovação e à digitalização da cadeia de valor do turismo.

Para Marco Sansavini, presidente da Comissão Organizadora da FITUR, a feira “é muito mais do que um certame comercial”, sendo há décadas a principal plataforma global de negócios e definição de prioridades para um sector chave do desenvolvimento económico e social.


Impacto económico e papel de Madrid

A organização estima que a FITUR 2026 ultrapasse os 250 mil visitantes, entre profissionais e público, gerando um impacto económico de cerca de 487 milhões de euros para a região de Madrid, valor semelhante ao registado na edição anterior.

O governo regional de Madrid destacou o peso do turismo na economia local, que representa 8,7% do PIB regional, com um impacto fiscal próximo dos 10 mil milhões de euros, segundo o conselheiro regional de Cultura, Turismo e Desporto, Mariano de Paco. Também a Câmara Municipal de Madrid sublinhou o papel da FITUR na consolidação da cidade como capital do turismo e centro de inovação do sector.
 


México é o país parceiro e Portugal marca presença

A México é o país parceiro da FITUR 2026, numa altura em que o seu turismo cresceu 13,9% entre Janeiro e Setembro de 2025, com o objectivo de se afirmar como o quinto destino mais visitado do mundo.



Portugal volta a estar representado na feira, com o stand VisitPortugal a ocupar 880 m², reunindo 118 empresas e as sete entidades regionais de turismo, complementado por uma área adicional de 400 m² dedicada a comunidades intermunicipais e municípios.

Com forte adesão internacional, aposta no conhecimento e impacto económico significativo, a FITUR 2026 reforça o seu posicionamento como plataforma global de referência do turismo, num contexto de crescimento e transformação acelerada do sector.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026