
Foto de Deensel em wikipedia
Lisboa é a cidade da UE onde a habitação mais pesa no salário
Lisboa é a cidade da União Europeia onde os habitantes gastam a maior fatia do salário com habitação, segundo um relatório do Conselho Europeu divulgado esta quarta-feira.
Com base em dados do Deutsche Bank, o estudo revela que viver na capital portuguesa exige, em média, 116% do salário mensal para suportar custos com habitação no centro da cidade — o valor mais elevado da UE. Em Barcelona e Madrid, o peso é de 74%.
Estas cidades ultrapassam capitais com rendimentos mais altos, como Viena (37%), Luxemburgo (34%), Frankfurt (34%) e Helsínquia (35%).
O relatório, coordenado por António Costa e intitulado “Um teto, muitas realidades: a complexa crise da habitação na Europa”, classifica a situação como um “problema estrutural” europeu.
Entre 2015 e o início de 2025, o custo médio da habitação na UE aumentou 58%, com a Hungria (237%), Portugal e a Lituânia (147%) entre os países mais afetados.
Em Bruxelas, António Costa alertou que a crise na habitação ameaça a competitividade europeia e a confiança nas instituições democráticas, defendendo uma resposta coordenada a nível europeu. O tema será debatido pela primeira vez numa reunião do Conselho Europeu esta quinta-feira.
Lusa/DI