Lisboa e Setúbal são as zonas mais procuradas para comprar casas de luxo
Lisboa e Setúbal são os distritos mais procurados para quem procura casas à venda por mais de 1 milhão de euros, refere o último estudo do idealista.
A análise do portal imobiliário indica que apesar de Lisboa, Porto e Faro concentrarem mais de metade da oferta, todos os distritos e ilhas portuguesas contam, pelo menos, com uma casa de luxo à venda. E tem-se assistido a cada vez mais habitações com preços acima de 1 milhão de euros a chegar ao mercado: contavam-se mais de 21 mil imóveis no final de 2024, mais 23% face há um ano e o maior valor registado desde 2019 no idealista/data.
Este movimento tem sido acompanhado por um interesse expressivo por luxuosas casas para comprar. Embora o crescimento da procura não tenha sido linear (tendendo a cair no final de cada ano), nos últimos três meses de 2024 a busca por habitações premium situou-se num dos níveis mais elevados dos últimos seis anos.
A procura por residências exclusivas mais elevada de todas foi registada nos primeiros três meses de 2023, altura em que o fim dos vistos gold para investimento imobiliário foi anunciado pelo antigo Governo socialista de António Costa no seu pacote Mais Habitação. Quando a medida entrou em vigor, em Outubro, registou-se uma queda anual de 10% e trimestral de quase 22%.
De acordo com o estudo do idealista, a procura de casas de luxo não tem sido homogénea pelo país. Há quem valorize a proximidade ao mar e a diversidade a serviços de saúde, educação e transportes, além de mais oportunidades de emprego. E há também quem procure viver numa moradia, com piscina e jardim, longe dos grandes centros urbanos, ou até mesmo no interior do país.
Lisboa e Setúbal são os distritos onde a procura por luxuosas casas é mais elevada no nosso país – aliás, só estes dois distritos agregam quase metade da oferta nacional. Os dados do idealista/data sugerem, assim, que os portugueses e estrangeiros interessados em casas com preços superiores a 1 milhão de euros têm preferência em viver ou investir numa segunda residência perto da agitação da capital, onde há maior oferta de emprego, bem como de cultura e de lazer - além da maior proximidade ao aeroporto internacional de Lisboa.
Há também uma alta procura de casas premium para comprar na ilha de São Miguel (Açores), em Leiria e em Santarém face aos outros territórios analisados. Estas são zonas do país mais calmas para viver, conjugando em harmonia a realidade de cidades mais pequenas com a tranquilidade da natureza. Mas nestes três distritos a oferta de moradias, apartamentos ou quintas de luxo para comprar é bem menor, sendo inferior a 500 imóveis.
O idealista apura ainda que o distrito do Porto situa-se a meio da tabela, despertando um interesse moderado por quem pesquisa casas que custam mais de 1 milhão de euros. Aqui a procura pode estar dispersa pelos mais de 2.500 imóveis de luxo à venda no território da Invicta - até porque é o terceiro distrito que possui mais oferta, depois de Lisboa e de Faro.
Entre as zonas do país em que a procura por casas de luxo foi mais baixa no final de 2024 está Faro e a ilha da Madeira. E os mesmos dados revelam que a procura em ambos os territórios têm vindo a cair nos últimos anos, depois de terem atingido máximos na Madeira no fim de 2021 e em Faro no início de 2023. As visitas a estas habitações mais caras também podem estar dispersas entre os quase 7 mil imóveis que estão no mercado (mais de 5.700 em Faro e superior 1.200 na Madeira).
No fundo da tabela estão os distritos de Viana do Castelo e de Portalegre, locais mais sossegados para morar, seja junto ao mar, seja no interior do país. Aqui a oferta de casas de luxo para comprar também é pequena contando-se apenas 23 imóveis em Portalegre e 91 em Viana do Castelo no final do ano passado.