Lionesa compra seis edifícios por dois milhões no centro do Porto para polo cultural e turístico
O grupo liderado por Pedro Pinto comprou por cerca de dois milhões um conjunto de seis edifícios devolutos na Rua do Cativo, na zona da Batalha, para ali construir novo polo cultural e turístico.
O grupo Lionesa vai ter um novo projecto no centro histórico do Porto. O grupo de Pedro Pinto, proprietário do centro empresarial em Matosinhos onde está a investir 100 milhões de euros, detentor de 51% da famosa livraria Lello e que está a revolucionar a Rua do Loureiro com projetos culturais e de comércio – comprou por cerca de dois milhões de euros um conjunto de seis edifícios devolutos na Rua do Cativo, na zona da Batalha, para construir um novo projeCto turístico e cultural.
Segundo o empresário referiu ao ECO, os edifícios foram comprados com um projecto de habitação colectiva já aprovado pela Câmara do Porto. No entanto o gestsor pretende dar um novo destino aos imóveis. O empresário conta que “será entregue na Câmara um novo projecto” focado em comércio cultural e turismo, que deverá avançar “depois de 2025”.
O grupo pretende terminar até ao 2024 os projectos que está a desenvolver no Mosteiro de Leça e planeia inaugurar no final de 2025 o polo cultural na Rua do Loureiro, junto à estação ferroviária de São Bento, onde está a requalificar 20 edifícios para receber exposições culturais e residências artísticas, e outros serão transformados em apartamentos turísticos de luxo.