CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lidl investe 115 milhões no seu maior centro logístico do país

21 de março de 2025

O Lidl inaugurou hoje o seu maior e mais recente centro logístico em Portugal. Situado em Loures, o novo centro logístico resulta de um investimento de mais de 115 milhões de euros.

Com uma área de aproximadamente 54 mil metros quadrados – equivalente a cinco campos de futebol – e capacidade de armazenamento de quase 44 mil paletes, o novo centro logístico foi projetado para robustecer o abastecimento das lojas Lidl da zona centro do país, garantindo mais eficiência e qualidade na cadeia de distribuição.

A construção deste centro logístico, assente numa matriz de inovação e sustentabilidade, envolveu mais de 300 empresas e cerca de 1000 trabalhadores. Além de ser uma nova peça chave no abastecimento da rede de lojas Lidl, o centro logístico de Loures criou mais de 200 novos postos de trabalho directos, contribuindo desta forma para a vitalidade da economia local.

O projecto incluiu também um vasto leque de obras de urbanização, nomeadamente vias estruturantes e de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria, com um investimento de 5 milhões de euros alocados a alterações no espaço público.

No ano em que o Lidl comemora os 30 anos de presença no mercado português, a inauguração deste centro logístico acaba assim por sintetizar, de forma simbólica, o investimento que a empresa tem feito em Portugal, para reforçar a sua proximidade e centralidade junto dos clientes, comunidades, fornecedores, parceiros e stakeholders institucionais em Portugal.


Imagem Lidl

"Assinalamos hoje um importante investimento em Loures, de 115 milhões de euros, que reafirma o nosso compromisso e empenho com o país onde estamos presentes há já 30 anos. Este novo centro logístico espelha ainda o investimento numa região da máxima importância para a nossa visão estratégica de crescimento futuro, aumentando a nossa capacidade logística, trazendo maior conforto e eficiência aos colaboradores que nele trabalham e melhorando o nosso serviço prestado à comunidade", refere Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal.

De acordo com José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, presente na inauguração, é preciso destacar a coragem e o sinal de confiança que a abertura do Entreposto, em Loures, representa. "É um investimento de 115 milhões de euros, que cria riqueza e emprego e que foi concretizado respeitando os mais elevados padrões ambientais. A competitividade é sustentabilidade estão aqui presentes", sublinhou, acrescentando a importância dos projetos que estimulam o crescimento económico em Portugal: "O Lidl está em Portugal para ajudar ao crescimento económico, e destaco que exportam anualmente cerca de 156 milhões de produtos agrícolas portugueses para as lojas que têm em 29 países europeus. Por isso, estão de parabéns".

Engenharia de Excelência e Compromisso com Portugal

No âmbito da estratégia de sustentabilidade do Lidl, o centro logístico de Loures incorpora um conjunto de soluções, incluindo sistemas de gestão de energia que aproveitam a luz solar, painéis fotovoltaicos capazes de abastecer o equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano e carregadores para veículos elétricos. Além disso, os sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais e a utilização de gases naturais nas câmaras de frio reflectem o esforço contínuo do Lidl em minimizar o impacto ambiental. O edifício conta com a certificação BREEAM – que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.

Implantado numa antiga pedreira e vazadouro, cuja atividade cessou em 2000, este empreendimento caracteriza-se pela sua complexidade de engenharia, já que procurou o reaproveitamento dos produtos de vazadouro aí alocados, exigindo um projecto que contou sempre com a estreita colaboração de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O Lidl entrou em Portugal em 1995, comemorando este ano 30 anos de presença em território nacional. Neste período, a empresa investiu já cerca de 2 mil milhões de euros no país.

Com uma rede de mais 280 lojas de Norte a Sul do país e quatro centros logísticos – Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul) -, o Lidl emprega cerca de 9 mil colaboradores. O mais antigo dos centros logísticos, em Sintra, será agora substituído pelo novo centro logístico em Loures. Com este movimento, Sintra passa a ser o Centro de Suporte Operacional do Lidl Portugal.

Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente Forvis Mazars, em 2023, o investimento do Lidl no país gerou de forma direta, indireta e induzida, 3.078 milhões de euros de euros para a economia portuguesa, em linha com o período homólogo, o que representou 1,2% do PIB nacional desse ano. De 2014 a 2023, o valor da contribuição do Lidl para o PIB português tem vindo a revelar um desempenho crescente, totalizando quase 23 mil milhões de euros.

De forma directa, indirecta e induzida, as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano (aproximadamente 1/3 do impacto económico de toda a actividade do Lidl em Portugal em 2023), o que faz com que por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros.

O novo centro logístico Lidl em Loures, em números:

  • Investimento: mais de 115 milhões de euros
  • Área: 54.000 m2, equivalente a 5 campos de futebol
  • Capacidade de Armazenagem: 44 mil paletes
  • Cais de carga/descarga de mercadorias: 111
  • Capacidade de abastecimento: 100 lojas
  • Lugares de estacionamento de veículos ligeiros: 257; 18 lugares com capacidade de carregamento de carros elétricos.
  • Lugares de estacionamento de camiões: 66