Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Investimento em imobiliário comercial aumentou 69% no 1.º trimestre

 

Investimento em imobiliário comercial aumentou 69% no 1.º trimestre

11 de agosto de 2025

O investimento em imobiliário comercial em Portugal totalizou 1,2 mil milhões de euros no primeiro semestre, o que representa um aumento de 69% face ao mesmo período do ano anterior, revela a Savills.

De acordo com o o mais recente estudo Real Estate Market Overview da consultora imobiliária, foram realizadas um total de 36 transacções durante o primeiro semestre, em linha com o número de negócios fechados no mesmo período de 2024. Apesar da persistente cautela por parte dos investidores e do cenário global ainda marcado pela incerteza, estima-se que o mercado encerre o ano de 2025 com volumes de investimento superiores aos verificados em 2024.

Numa análise por sectores o retalho foi o segmento líder em volume de investimento durante o primeiro semestre de 2025, totalizando 616 milhões de euros. O ressurgimento do interesse dos investidores neste sector está assente, em grande parte, na recuperação do footfall e dos volumes vendas nos centros comerciais, juntamente com a procura sustentada dos consumidores, impulsionada por fluxos turísticos que continuam a bater recordes.

Em destaque esteve também o sector da hospitality, com um volume total de investimento de 330 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, o que representa um aumento de 16% face ao ano anterior. O sector continua a ser um dos principais impulsionadores do mercado de investimento comercial português e espera-se que mantenha a sua dinâmica. Com um forte pipeline de projetos, particularmente em Lisboa e no Porto, o foco dos investidores mantém-se no reposicionamento e remodelação dos ativos existentes, refletindo uma mudança estratégica para a criação de valor.

Ainda de acordo com o relatório da Savills, no final dos primeiros seis meses de 2025, o mercado de escritórios em Portugal registou um volume de investimento de 134 milhões de euros, refletindo um aumento de 11% face ao mesmo período de 2024. Este montante representa 11% da quota de mercado do volume total de investimento no primeiro semestre, evidenciando um crescimento moderado, ainda que condicionado pela disponibilidade limitada de activos core. Embora o regresso aos espaços físicos de escritórios seja já o modelo preferencial para muitas empresas, a adoção crescente de modelos de trabalho híbridos, que contemplam o trabalho remoto, veio reformular os fundamentos deste mercado. Adicionalmente, o sector continua a enfrentar um desequilíbrio patente entre as expectativas de compradores e vendedores, o que tem impactado o ritmo das transações e reforçado a seletividade dos investidores. Apesar destes constrangimentos, a procura continua e a presença consolidada de tecido empresarial internacional evidenciam a resiliência e solidez subjacente do mercado de escritórios em Portugal.

A logística, com 111 milhões de euros, conquistou 9% de quota de mercado até ao final do primeiro semestre de 2025, com os volumes de transações a permanecerem relativamente contidos em comparação com a dinâmica do mercado ocupacional. Foram fechados sete negócios durante o período, quatro dos quais envolveram a aquisição de plataformas logísticas por capital internacional, com um valor médio de 21,7 milhões de euros.

No que diz respeito à origem do capital investido, o primeiro trimestre foi marcado por uma predominância de capital proveniente de fundos de investimento e investidores institucionais nacionais. Já no segundo trimestre, o investimento cross-border voltou a assumir a liderança, representando cerca de 85% da quota de mercado, com destaque para os montantes provenientes de França, Espanha e Reino Unido.

Durante o primeiro semestre de 2025, os fundos e empresas de investimento imobiliário e de gestão de ativos mantiveram-se entre as categorias de investidores mais activas no mercado, direccionando o seu capital para propriedades de hotelaria, edifícios de escritórios, centros comerciais e activos logísticos, indicando uma decisão estratégica de investimento em sectores com força operacional e procura crescente.

"O primeiro semestre de 2025 revelou-se bastante positivo para o mercado de investimento imobiliário comercial em Portugal, registando um crescimento significativo face ao mesmo período do ano anterior. Os setores de retalho e hotelaria mantêm-se particularmente dinâmicos, refletindo um elevado potencial de expansão sustentado pelos sólidos fundamentos de mercado que caracterizam o mercado português. Apesar de o contexto global continuar a impor uma abordagem mais prudente e a prolongar os processos de decisão, perspetiva-se que a trajectória de crescimento do investimento se mantenha ao longo do ano”, refere Pedro Figueiras, Head of Capital Markets da Savills Portugal.

PUB
Podcast
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Arrendamento
Rendas no Porto recuam pela primeira vez desde 2021, mas preço das casas acelera para máximos históricos
8 de outubro de 2026