CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Ilustração de pch.vector em Freepik

Inflação baixou em Dezembro

11 de janeiro de 2024

Em 2023, a taxa de inflação situou-se nos 4,3%, taxa inferior à registada no conjunto do ano 2022 (7,8%). Excluindo do Índice de Preços no Consumidor (IPC) a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média situou-se em 5,0% (5,6% no ano anterior). A taxa de inflação evidenciou assim uma trajectória de descida ao longo do ano, destacando-se os meses de Abril e Maio, com abrandamentos de 1,7 pontos percentuais (p.p.). A desaceleração do IPC verificou-se na maioria das categorias de produtos, reflectindo o efeito base associado ao aumento de preços em 2022, a diminuição dos preços dos bens energéticos e a isenção do IVA aplicada a alguns bens alimentares essenciais a partir de maio.

Em Dezembro, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação 1,4% face ao período homógo de 2022, taxa inferior em 0,1 p.p. à observada em Novembro. Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga foi 2,6% (2,9% no mês anterior).


E se compararmos com o que se passa na Europa...

Se se comparar com o que se passa na União Europeia, então o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação média de 5,3% em 2023 (8,1% no ano anterior). A taxa de variação homóloga situou-se em 1,9% em Dezembro, taxa inferior em 0,3 p.p. à observada em Novembro de 2023 e inferior em 1,0 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em Novembro de 2023, esta diferença foi de 0,2 p.p.).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 3,1% em Dezembro (3,6% em Novembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,9%).