
HorizOn Tejo ©Telmo Miller
HorizOn Tejo pronto a habitar
O HorizOn Tejo, um exclusivo empreendimento residencial promovido pela Habitat Invest, fruto da reabilitação e ampliação de um edifício histórico localizado na Calçada Marquês de Abrantes, na zona de Santos. A obra esteve a cargo da MAP Engenharia e Construção, do MAP Group.
A intervenção manteve a fachada original, preservando a traça arquitectónica característica da área, enquanto o interior foi transformado num condomínio moderno, completamente alinhado ao design urbano de Santos. O projecto, contempla uma área bruta total de aproximadamente 2.500 m², distribui-se por cinco pisos elevados e dois pisos subterrâneos, oferecendo oito apartamentos de tipologias T1 a T5, entre 38 m² e 245 m², com amplos terraços, vários com piscina privativa e uma vista sobre o Tejo.
O desenvolvimento arquitectónico, da autoria de Ricardo Carvalho Arquitectos & Associados, procurou uma estrutura em U, com orientação solar optimizada, que equilibra a presença do edifício no edificado e a criação de pátios que enquadram a vista e a luz natural.
A execução, garantida pela MAP Engenharia e Construção, integrou soluções técnicas de engenharia avançada, como por exemplo para a execução da contenção periférica para permitir duas caves de estacionamento num terreno bastante desnivelado.
Diogo Guerra Abecasis, Co‑CEO e fundador do MAP Group, considera que “o HorizOn Tejo assume‑se como um exemplo da nossa capacidade técnica aliada ao respeito pelo carácter histórico de Lisboa. Reabilitamos a fachada existente, ao mesmo tempo que construímos um dos mais exclusivos e sofisticados condomínios de Lisboa, com acabamentos de alta qualidade e instalações especiais de última geração. Um Projeto muito desafiante, só possível com a colaboração da Habitat, da Ficope e de todos os Projectistas”.
Luís Corrêa de Barros, Founder & CEO da Habitat Invest, acrescenta ainda que “com o HorizOn Tejo, quisemos oferecer mais do que habitação: um diálogo entre qualidade de vida e autenticidade urbana. A parceria com a MAP Engenharia e Construção permitiu-nos concretizar este objetivo, mantendo a essência do edifício, criando um produto único no mercado”.
A Fiscalização deste projecto ficou a cargo da FICOPE - Fiscalização, Coordenação, Projectos de Engenharia.