CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

HolaCamp entra em Portugal e incorpora na sua cadeia o Camping Albufeira

4 de outubro de 2024

A empresa catalã líder na gestão e operação de campings na Península Ibérica aposta em Portugal para iniciar a sua expansão internacional, onde prevê investir mais de 4 milhões de euros nos próximos três anos em melhorias no HolaCamp Albufeira, um dos 5 maiores campings de Portugal com 26 hectares.

“Optámos por adquirir o Camping Albufeira pela sua localização privilegiada num ambiente natural, por ser um destino turístico internacional de primeiro nível e pela sua grande dimensão, o que nos permitirá criar diferentes espaços para os diversos perfis de clientes que temos em carteira”, destaca Alfonso Leprevost, CEO da empresa.

Com esta incorporação, a cadeia aumenta para 8 os campings sob gestão, em pleno processo de expansão nacional e internacional, como assinala Alfonso Leprevost: “Planeamos integrar pelo menos 5 novos campings por ano, apostando em investir na melhoria das instalações e serviços ao cliente”.

O CEO da HolaCamp prevê um investimento superior a 4 milhões de euros nos próximos anos neste camping de 26 hectares, localizado num área privilegiada do Algarve, próximo da praia e apenas a 5 quilómetros do centro de Albufeira.

Depois de vários meses a trabalhar no camping, onde a HolaCamp já contava com alojamentos antes desta incorporação, a empresa faz um balanço “muito positivo”, tendo alcançado uma ocupação superior a 90% neste Verão nas suas tendas glamping. “Estamos muito satisfeitos”, admite Leprevost. “As avaliações foram excelentes, e a receptividade dos nossos clientes foi incrível; estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste Outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, acrescenta.


HolaCamp-Albufeira


Da esquerda para a direita, Alfonso Leprevost, Martin Becker Héctor Fina e Alejo Olano, sócios da HolaCamp


HolaCamp-Albufeira


A integração do Camping Albufeira na rede HolaCamp contou com o apoio da empresa de Direct Lending Resilience Partners, na sua primeira transacção fora de Espanha. Com esta operação, a marca reafirma o seu compromisso de apoiar o crescimento das PME, obtendo exposição directa ao mercado português por meio de um negócio com amplas perspectivas de desenvolvimento, que promove um modelo de turismo sustentável e de qualidade.


Um ambicioso plano de expansão

Com a conclusão deste acordo, a empresa dirigida por Alfonso Leprevost soma o seu primeiro activo fora de Espanha, passando a contar com 8 campings sob gestão e 9 destinos em operação turística. Sobre a decisão de iniciar a expansão internacional nesta localização, Leprevost afirma que “Portugal parece-nos especialmente interessante como destino, e reforçámos a nossa presença no país com a abertura de um escritório em Lisboa, com uma equipa que nos ajudará a dar suporte ao nosso camping em Albufeira e a continuar a expandir no mercado português”.

Os próximos passos no projecto de expansão da HolaCamp incluem várias iniciativas que posicionam a empresa como uma das líderes do sector: “Prevemos incorporar pelo menos 5 novos campings por ano, com foco na melhoria das instalações, alojamentos e serviços, respeitando sempre o ambiente natural do local onde estamos”, reitera o CEO da HolaCamp.

Adicionalmente, Leprevost destaca que a empresa começou um processo de reforço da sua estrutura operacional, aumentando a equipa da sede em Barcelona com novos perfis nos departamentos de vendas, marketing, estratégia, finanças, TI e análise de dados, entre outros, incrementando em mais de 30 o número de funcionários nos escritórios centrais de Barcelona. A empresa somará quase 200 colaboradores entre escritórios e campings.


Camping em Portugal vive o seu melhor momento

O sector de camping em Portugal registou um crescimento sem precedentes. No ano passado, os campings portugueses ultrapassaram os 30 milhões de hóspedes e 77 milhões de dormidas, com uma receita recorde de cerca de 6.000 milhões de euros, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). O CEO da HolaCamp explica que este sector em Portugal atravessa “uma fase de transformação, com uma procura crescente desde a pandemia, semelhante ao que está a acontecer em Espanha”.

“Actualmente, o camping em tenda livre é predominante e a oferta de alojamentos em bungalows, tiny homes ou glamping é limitada. No entanto, a influência francesa já impactou o sector em Espanha e está a começar a transformar o modelo de camping em Portugal”, explica Leprevost, acrescentando: “Tradicionalmente, este sector em Portugal concentrou-se mais no modelo residencial e apresenta uma grande heterogeneidade, mas está a caminho de evoluir para as novas tendências do mercado de camping”.


As Tiny Houses, em breve no HolaCamp-Albufeira