
Taxas Euribor fecham 2016 em mínimos históricos
As taxas Euribor vão fechar 2016 em mínimos históricos de sempre em todos os prazos, reforçando uma tendência que se vem acentuando há vários meses.
A Euribor a três meses, em valores negativos desde 21 de Abril de 2015, manteve-se hoje nos -0,319%, um mínimo de sempre pelo terceiro dia consecutivo e que já tinha sido registado a 28 deste mês.
A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno negativo pela primeira vez em 6 de Novembro de 2015, manteve-se pelo terceiro dia em -0,221%, também um mínimo de sempre registado pela primeira vez em 22 de Novembro.
No prazo de nove meses, a Euribor ficou igualmente inalterada, ao ser fixada em -0,139%, actual mínimo de sempre, verificado pela primeira vez em 22 de Novembro e que igualmente se repete pelo quinto dia.
Depois de ter sido fixada em valores negativos entre 27 de Novembro e 3 de Dezembro de 2015, a Euribor a nove meses voltou para níveis abaixo de zero em 7 de Janeiro deste ano, nos quais se tem mantido desde então.
A 12 meses, a Euribor, que desceu para valores abaixo de zero pela primeira vez em 5 de Fevereiro deste ano, desceu hoje 0,001 pontos para -0,082%, também repetindo um mínimo de sempre, várias vezes atingido durante o mês de Dezembro.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.